UFPE seleciona projetos socioambientais para submeter a programa da Petrobras

Projetos devem contribuir para conservação do meio ambiente, melhorar condições de vida de comunidades e promover desenvolvimento local

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (Propesq) convoca interessados em participar da Seleção Pública 2018 do Programa Petrobras Socioambiental. Os coordenadores devem apresentar os projetos à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) até 12h do dia 21. As propostas indicadas serão divulgadas dia 28.

A Petrobras vai contemplar projetos que contribuam para a conservação do meio ambiente, para a melhoria das condições de vida nas comunidades no entorno das operações da empresa e para o desenvolvimento local nas áreas onde atua. São seis linhas de atuação: Água, Biodiversidade, Florestas e Clima, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação e Esporte. O programa destina R$ 180 milhões para o período de 24 meses e cada projeto pode ganhar entre R$ 500 mil e R$ 6 milhões.

A Universidade pode inscrever até dois projetos, conforme regras da seleção. A pró-reitoria formará uma comissão a fim de avaliar as propostas entregues à fundação. O julgamento levará em consideração o nível de impacto e chances de êxito dos projetos. É recomendado observar os resultados anteriores, o que pode auxiliar na elaboração das propostas.

Há possibilidade de integração das propostas em ações transversais. Há cinco temas transversais (opcionais) que podem ser aplicados a todas as linhas de atuação e serão considerados na avaliação dos projetos. São eles: Respeito aos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Equidade de Gênero, Igualdade Étnico-Racial, Inclusão de Pessoas com Deficiência), Promoção da Ética, Integridade e Transparência, Disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Desenvolvimento e Difusão da Ciência e Tecnologia e Promoção de medidas e coeficientes.

Os temas transversais têm como objetivo incentivar a inclusão e disseminação de questões relevantes no escopo dos projetos. A instituição proponente pode indicar um ou mais temas transversais, a serem trabalhados por meio de ações afirmativas ou de disseminação de conhecimento, visando ampliar seu alcance e potencial de transformação. Os públicos prioritários das ações são Mulheres, Negros, Pessoas com deficiência, Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Crianças e Adolescentes e Jovens

Data da última modificação: 15/05/2018, 13:18