Notícias Notícias

Voltar

UFPE retoma atividades presenciais no calendário acadêmico do semestre letivo 2021.2 da graduação

Estão previstos três formatos para os componentes curriculares: presencial com hibridização de atividades, exclusivamente presencial ou de forma remota

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retoma, na próxima segunda-feira (21), os componentes curriculares presenciais previstos no calendário acadêmico do semestre letivo 2021.2 da graduação, que constam na Resolução nº 28/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovada em novembro. As atividades presenciais da graduação foram suspensas por três semanas, desde o início do semestre letivo (31 de janeiro), devido ao cenário da pandemia da covid-19, excetuando as práticas profissionais que estão sendo realizadas presencialmente desde períodos anteriores. Estão previstos três formatos para os componentes curriculares: presencial com hibridização de atividades, exclusivamente presencial ou de forma remota, com a aprovação no Colegiado de Curso da proposta pedagógica prevista para o semestre 2021.2.  

As atividades administrativas continuam orientadas pelas Resoluções nº 04/2021 e nº 06/2021 do Conselho Universitário (Consuni), com o mínimo de 50% da carga horária presencial e demais de forma remota.

Para a volta gradual da comunidade acadêmica à presencialidade (servidores e estudantes), a UFPE tem realizado uma série de ações ao longo da pandemia. Os espaços físicos de bibliotecas e recepções receberam instalação de barreiras de proteção em locais de atendimento ao público, como o Controle Acadêmico da Prograd e Central de Atendimento ao Servidor da Progepe. As clínicas de odontologia, no Campus Recife, também passaram por readequações para manter a segurança de docentes, estudantes, técnicos administrativos e pacientes em atendimento, com individualização de cabines.

Outras ações desenvolvidas pela Universidade são a produção e distribuição de álcool (produção própria com mais de 50 mil litros), a produção e distribuição de protetores faciais (com mais de 30 mil unidades entregues), a aquisição de equipamentos de proteção coletiva ou individual (com mais de 75 mil máscaras descartáveis distribuídas, além de aventais, luvas, recipientes para álcool, tapetes sanitizantes etc) e a realização de testes de covid-19 em servidores e estudantes sintomáticos.

Entre as recomendações para as unidades acadêmicas e administrativas constam a demarcação da lotação máxima nos espaços institucionais e reorganização de mobiliário, quando necessário, nos ambientes de trabalho e estudo. Placas informativas também alertam para medidas protetivas individuais e coletivas (uso da máscara, etiqueta respiratória, etiqueta para convivência social e higiene das mãos), conforme modelos presentes nas diretrizes institucionais para a retomada de atividades, que são disponibilizadas desde o ano de 2020.

Para acessar as dependências físicas da Universidade, nos campi Recife, Caruaru e Vitória e demais instalações e equipamentos institucionais, são obrigatórios o uso de máscara, que segue as determinações das autoridades governamentais em Pernambuco durante o período da pandemia, e a apresentação do comprovante de vacinação completa contra covid-19 – a obrigatoriedade do passaporte vacinal foi aprovada, no último dia 26 de janeiro, pelo Consuni. Competirá às unidades acadêmicas e administrativas a verificação/controle da documentação comprobatória do esquema vacinal em suas dependências.

A UFPE realizou levantamento da situação vacinal contra a Covid através de suas Pró-Reitorias. Dados apontam que 30.212 estudantes da graduação estão com esquema de vacinação completo e 354 que não estão imunizados. Em relação à pós-graduação, 5.888 estudantes informaram a imunização completa e 33 que não estão vacinados. Atualmente, os estudantes não imunizados serão notificados a respeito da obrigatoriedade da comprovação.

Confira mensagem do reitor Alfredo Gomes com mais informações sobre o retorno das atividades presenciais

 
 

Confira outros pontos da retomada do calendário acadêmico 2021.2:
 
AULAS DA GRADUAÇÃO - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os/as estudantes acompanhem a definição dos formatos aprovados no âmbito dos cursos por meio das respectivas coordenações. Alguns cursos indicam maior nível de presencialidade a partir do mês de março e outros estão retomando com atividades presenciais a partir de segunda-feira (21).

A Prograd também disponibiliza, em seu site, o FAQ – Perguntas Frequentes Sobre o Semestre 2021.2. O documento traz informações sobre os formatos de aulas; o passaporte vacinal; o acompanhamento especial para estudantes gestantes, com comorbidades ou que desenvolvam covid-19 ou outra doença infectocontagiosa; a legislação que norteia este semestre letivo; os contatos da Prograd; entre outras informações importantes.

PÓS-GRADUAÇÃO – Nos cursos de pós-graduação da UFPE, o formato das atividades poderá ser definido pelos colegiados e uma parte das atividades permanecerá remota.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO – As aulas no Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, localizado no Campus Recife, seguem normativo próprio, atendendo 420 estudantes, com início previsto para a retomada da presencialidade na segunda-feira. As informações podem ser consultadas no site do CAp e na cartilha com orientações para a retomada às atividades presenciais.

COMORBIDADES - Para solicitação de avaliação da necessidade de trabalho totalmente remoto de servidor por comorbidade, após a vacinação de Covid-19, deve-se acionar a Progepe, através da abertura de processo via Sipac direcionado ao Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), anexando o formulário de avaliação da necessidade de trabalho remoto de servidor por comorbidade; e exames recentes com laudo/parecer médico justificando a necessidade do trabalho 100% remoto. Saiba mais.

Para o estudante com comorbidade, matriculado em componentes curriculares com oferta presencial, pautado na resolução 06/21-Consuni/UFPE, é possível pedir o acompanhamento especial, desde que o componente possa ser ofertado remotamente do ponto de vista pedagógico. A Prograd enviou ofício aos cursos com informações pertinentes sobre a temática. Eles estão disponíveis na página oficial da UFPE neste link e neste link.

RU – O Restaurante Universitário (RU) do Campus Joaquim Amazonas está em reforma e ampliação, aumentando sua capacidade para 900 lugares (atualmente possui 500 lugares). A obra está prevista para ser concluída em junho. A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) ofertará novos auxílios alimentação para estudantes de Recife usuários do RU, durante o período da reforma.

BIBLIOTECAS - A Biblioteca Central funciona para empréstimos, devoluções e estudo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail é daap.bc@ufpe.br, e o WhatsApp é (81) 2126.8094. Para contatar as bibliotecas setoriais e obter informações sobre o funcionamento, basta acessar o site do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB).

TRIAGEM – O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Suely Galdino (Nupit-SG) da UFPE oferece testagem para a comunidade interna, voltada para servidores e estudantes em atividade institucional ou serviço essencial institucional com presencialidade e com sintomas da covid-19. O agendamento/triagem é feito via formulário eletrônico. A equipe de triagem também funcionará presencialmente nos campi do interior, com agendamento no fluxo geral da UFPE.

A Universidade tem atuado como laboratório de campanha na testagem para a detecção da covid-19, desde o dia 26 de maio de 2020, tendo realizado, até o momento, mais de 110 mil testes do tipo RT-PCR.

Em caso de resultado positivo, os servidores devem atentar para as recomendações do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass). Quanto aos estudantes, podem solicitar acompanhamento especial aqueles que, durante o período acadêmico, desenvolvam sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa; ou cujo membro da família resida no mesmo espaço físico e desenvolva sintomas do Covid-19. Confira mais detalhes.

Antes de sair de casa, os professores, estudantes e técnicos devem verificar algum sintoma associado à Covid-19, como perda de olfato e paladar, coriza, espirros, garganta seca e/ou doendo, tosse, coriza, febre ou sensação febril e falta de ar. É imprescindível a aplicação diária do Questionário de Autoavaliação da Covid-19, preferencialmente antes do deslocamento até os espaços institucionais e do início das atividades.

Os estudantes e servidores que apresentarem sinais e sintomas de síndrome gripal devem comunicar à chefia imediata (no caso de servidor) ou coordenação do curso e docentes (no caso de estudante), por meio de telefone ou e-mail, não devendo dirigir-se à instituição. A partir daí, serão tomadas as medidas necessárias de acompanhamento e higienização dos espaços.
 
LIMPEZA – A UFPE está com 100% da capacidade do contrato de limpeza nos três campi. São aproximadamente 280 profissionais terceirizados na limpeza interna no Campus Recife. A Universidade também conta com contrato em vigência para desinfecção de ambientes coletivos, como bancos e hall, com pulverização de produtos sanitizantes adequados, podendo o serviço ser solicitado junto à Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Os setores podem consultar a DGA quanto à desinfecção de locais frequentados por pessoas suspeitas para covid-19.

GT COVID UFPE - São realizadas visitas e apoio à preparação dos planos setoriais junto às unidades acadêmicas e administrativas, com especialistas de diversas áreas, como segurança do trabalho, epidemiologia, infectologia, entre outras. Através do canal diretrizesconvivencia@gmail.com pode ser solicitado o suporte do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE.

Todos os trabalhos seguem diretrizes de biossegurança e são realizados pela Gestão Central com apoio de representações de Centros Acadêmicos, das Superintendências, Pró-Reitorias, além de entidades representativas de professores, técnicos e estudantes que integram o GT Covid-19 da UFPE.

TELECONSULTA – A Central de Telemonitoramento Clínico do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE realiza teleconsultas de covid-19 e síndromes gripais para profissionais do HC, estudantes e colaboradores da UFPE. O serviço deve ser acessado por celular, tablet ou computador de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, exceto feriados. O serviço Atende em Casa, oferecido pelo Governo do Estado, também oferece orientações para sintomas leves remotamente, sem a necessidade de ir a um hospital.

Data da última modificação: 17/02/2022, 18:55