UFPE redimensiona bolsas e auxílios da assistência estudantil

Principais impactos são reajustes nos valores de várias bolsas e auxílios, além de mudanças nas nomenclaturas

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), a partir deste mês, implementa o redimensionamento do programa de bolsas e auxílios da assistência estudantil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os principais pontos da reestruturação são alterações nas nomenclaturas e valores das bolsas e auxílios, criação de novos auxílios e migração dos estudantes assistidos para as novas bolsas.

As alterações valem para o Campus Recife, Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e passam a vigorar a partir da folha de fevereiro, com pagamento previsto para março. Confira a portaria que estabelece as alterações no Boletim Oficial da UFPE.

As bolsas de assistência à permanência estudantil que atualmente se chamam Bolsa Nível 1, Bolsa Nível 2, Bolsa Nível 3 e Bolsa Nível 4 (Recife, CAA e CAV), passam a se chamar Bolsa de Manutenção Estudantil 1 (R$ 400) e Bolsa de Manutenção Estudantil 2 (R$ 300). As bolsas de mesmo nível, que, até então, variavam conforme o campus, passam a ter o mesmo valor, de modo que a Bolsa de Manutenção Estudantil 1 será R$ 400 e a Bolsa de Manutenção Estudantil 2 será R$ 300 em todos os campi.

O Auxílio Complementar Residentes e o Auxílio Complementar Moradia (todos os campi), pagos atualmente como complemento à Bolsa Nível 4, passam a compor duas bolsas independentes e com valor único para os três campi (no caso do Moradia), passando a se chamar bolsa Moradia e bolsa Residentes (essa última apenas para os residentes das casas de estudantes). Além da mudança no nome, a bolsa Moradia e a bolsa Residentes são contempladas com um reajuste de R$ 100, de modo que a bolsa Moradia passa a valer R$ 800 e a bolsa Residentes, R$ 600.

O Auxílio Emergencial, que atualmente tem valor idêntico ao Nível 3 de cada campus, passa ao valor único de R$ 400 para os três campi. O Auxílio Alimentação, atualmente no valor de R$ 274, é contemplado com um reajuste de 9,45%, passando para o valor de R$ 300. Os estudantes assistidos do curso de Direito continuam a receber a partir do segundo período o Auxílio Alimentação. Os estudantes assistidos do CAV contemplados com as Bolsas de Manutenção Estudantil 1 e 2 passam a receber o Auxílio Alimentação incluído no valor total do benefício.

Mais de 53% dos assistidos serão contemplados com algum tipo de aumento nos seus benefícios. O redimensionamento não implicará redução no valor final das bolsas e auxílios recebidos pelos estudantes da UFPE. Todos os estudantes bolsa nível 1, 2, 3 e 4 e bolsistas do Promisaes que recebiam o auxílio covid-19 passarão a receber o auxílio alimentação com reajuste.

Além das mudanças nas bolsas atuais foram criados dois auxílios: o Auxílio Difícil Acesso no CAA e o Auxílio Internet. O Auxílio Difícil Acesso, no valor de R$ 200, será pago a todos os estudantes do CAA beneficiários das Bolsas de Manutenção Estudantil 1 e 2, em complemento a essas, tendo em vista a localização do centro, que fica fora do perímetro urbano da cidade. O Auxílio Internet será pago a estudantes beneficiários das Bolsas de Manutenção Estudantil 1 e 2 a título de auxílio para inclusão digital. Os critérios para solicitação e recebimento devem ser explicitados em edital publicado posteriormente.

Data da última modificação: 24/02/2022, 17:58