UFPE recebe homenagem da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco

O reconhecimento foi entregue em cerimônia ocorrida hoje (24), na sede da Eamp, Olinda, dentro das comemorações pela passagem dos 165 anos da escola

Foto: Anthony Santana

Vice-reitor representou a UFPE na solenidade na EAMP

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do vice-reitor Moacyr Araújo, foi agraciada com o prêmio Mérito Visconde de Albuquerque pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMP). O reconhecimento foi entregue em cerimônia ocorrida na manhã de hoje (24), na sede da Eamp, Olinda, dentro das comemorações pela passagem dos 165 anos da escola, e reuniu representantes da comunidade marítima como um todo, membros da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, políticos e outros.

“É um reconhecimento muito importante a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco com essa interação tão forte em ciências do mar”, reconheceu o vice-reitor Moacyr Araújo, lembrando que este ano também são comemorados os 70 anos do Departamento de Oceanografia da UFPE, o segundo mais antigo centro dedicado à Oceanografia do Brasil. “Ter mais essa homenagem da Marinha do Brasil a nossa UFPE é um motivo de muita alegria e satisfação. Um reconhecimento de todos esses anos de cooperação e interação com a sociedade”, completou.

EAMP – A história da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco teve início em 27 de agosto de 1840, com a criação da 1ª Companhia de Aprendizes-Marinheiros por Antônio Francisco de Paula Hollanda Cavalcante de Albuquerque, o Visconde de Albuquerque. Dezessete anos depois, em 24 de outubro de 1857, o imperador D. Pedro II determina a criação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, elevando o status da instituição ao nível de escola. Durante seus primeiros anos, a Eamp teve como sede o navio Brigue “Cearense”. Somente em 1948, após várias transferências de sede, ela passou a funcionar no local onde está atualmente instalada, em Olinda.

Data da última modificação: 24/10/2022, 16:37