UFPE realiza reunião para dar boas-vindas à nova diretoria da Adufepe

Representantes da Reitoria e da Associação conversaram sobre o ano letivo 2020/2021, os planos de saúde dos servidores e a vacinação contra a Covid-19

Promover a implantação de uma mesa de diálogo permanente entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). Este foi um dos objetivos da reunião realizada ontem (21), com as presenças virtuais do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo; das pró-reitoras de Graduação, Magna do Carmo Silva, e de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, entre outros representantes da UFPE, além dos membros da nova diretoria eleita da Adufepe e outros associados.

O aumento nos valores das mensalidades dos planos de saúde que atendem a comunidade acadêmica foi o primeiro ponto levantado durante o encontro. “Na condição de Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), a gente tem sempre a iniciativa de fazer uma conversa prévia com as administradoras dos planos perto dos períodos de reajuste, enviando ofícios solicitando valores menores para esses aumentos”, disse a pró-reitora Brunna Carvalho, que, no dia anterior, participou de reunião com a Adufepe e representantes das operadoras de planos de saúde.

“Podemos estabelecer como uma diretriz mais ampla fazer o acompanhamento para ver como podemos proteger os servidores. Temos condições de colocar nossa Universidade à disposição para que possamos encontrar o melhor caminho nesse sentido. Estamos com um Grupo de Trabalho sobre o assunto e reuniões estão sendo organizadas nesse sentido”, disse o reitor Alfredo Gomes.

Outro tema abordado durante a reunião foi o reinício das aulas na próxima segunda-feira (25), com o ano letivo 2020/2021, no formato híbrido. A entidade compartilhou pesquisa realizada junto à categoria a respeito do período letivo e o cenário desafiador que a pandemia ainda impõe à população. A pró-reitora de Graduação explicou que a Resolução nº 23/2020, que estabelece o calendário acadêmico-administrativo de 2020/2021, garante a possibilidade de suspensão e alteração no formato das aulas se houver agravamento do contexto sanitário, assim como permite o trancamento do semestre sem ônus para os estudantes.

De acordo com levantamento feito junto aos cursos e centros, Magna do Carmo Silva também informou que mais de 92% das disciplinas serão realizadas de forma remota. A área de Saúde abrangerá a maior parte desse percentual, somente com prática presencial e também com atividades fora do espaço físico da UFPE. A professora ainda compartilhou com os presentes a avaliação positiva do semestre suplementar 2020.3, realizada junto aos docentes, com mais de 700 respondentes. O questionário ainda permanece no ar, inclusive para estudantes.

Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes ressaltou que a Resolução 23/2020 foi construída de forma conjunta, a partir do diálogo da gestão com conselhos de Centro, professores, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) por unanimidade. O professor também trouxe detalhes sobre os cuidados que estão sendo tomados pela instituição para garantir as condições de biossegurança, a exemplo da produção e distribuição de álcool a 70%, além da disponibilização da infraestrutura e corpo especializado da universidade para a campanha de vacinação contra a Covid-19.

A diretoria da Adufepe defendeu a importância da imunização dos profissionais da educação contra a Covid-19 em grupo prioritário anterior, sem desrespeito ao planejamento sanitário. “Uma reunião que seria apenas de boas-vindas se transformou em uma reunião de trabalho muito produtiva. Esperamos trabalhar juntos pela defesa dos direitos da categoria”, avaliou o presidente da Adufepe, Cristovam Vieira, apontando os prejuízos com os cortes orçamentários em nível nacional. Junto com ele, participaram do encontro a primeira vice-presidente, Maria Teresa Lopes Ypiranga; a segunda vice-presidente, Erlene Roberta Ribeiro dos Santos, e outros membros da diretoria, como Julianna Ferreira Cavalcanti, Zélia Porto, Gorki Mariano, Eronivaldo Pimentel, Gilberto Gonçalves Rodrigues, Helena Padilha e José Amaro dos Santos.

Data da última modificação: 22/01/2021, 18:23