UFPE realiza cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao mestre Pirajá

Mestre Pirajá, um dos mais experientes do estado, é mestre de importantes referências da capoeira de Pernambuco

A UFPE realiza, no dia 26 de maio, a sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o mestre de capoeira conhecido como Pirajá. A cerimônia acontece no Auditório João Alfredo, às 16h, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. A honraria é concedida a personalidades eminentes que contribuíram para o progresso da universidade, da região, do país, ou que, de alguma forma, distinguiram-se por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

Pirajá é referência da historicidade da capoeira de Pernambuco e de muitos fazedores de cultura do estado. Considerado um dos mais experientes do estado – além do mais antigo vivo, com 72 anos de idade – é mestre de importantes referências da capoeira de Pernambuco, como mestre Espinhela e mestre Barrão, signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira.

Marcondes contribuiu também para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira com a inclusão de conteúdos próprios, denominado Capoeira Pernambuco. Além disso, a honraria vem reconhecer a sua participação no desenvolvimento do conhecimento sobre a capoeira no âmbito da academia, inclusive na UFPE, por meio da sua atuação em projetos de extensão de formação de crianças e jovens da periferia na arte da capoeira.

A indicação do mestre à honraria foi uma iniciativa do professor do Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Henrique Gerson Kohl aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada em 10 de março.

Data da última modificação: 28/04/2022, 16:05