UFPE participa da primeira reunião da nova fase do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões

No encontro, o governo do estado anunciou um investimento inicial de R$ 2 milhões

O vice-reitor Moacyr Araújo e a professora Tereza Araújo, docentes do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participaram ontem (9) da primeira reunião promovida pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) após os incidentes ocorridos neste mês de março na costa da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.

Foto: Clerrom Moreira

Evento foi realizado no Palácio do Campo das Princesas

A reunião foi conduzida pela vice-governadora Priscila Krause e pela secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, e contou com a participação de vários integrantes do Cemit. Entre eles, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH); pesquisadores da UFPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE); e prefeitos de cidades da área costeira de Pernambuco (ou seus representantes). Técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação participaram por videoconferência.

“Foi uma reunião muito boa, na qual se conversou sobre algumas medidas a serem tomadas a curto e médio prazo e também se falou sobre a participação das universidades, junto com as prefeituras e com apoio dos dois ministérios e da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), em pesquisas para ações a médio e longo prazos. A presença da ciência é fundamental nestes momentos”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, ao sair da reunião.

Vice-reitor e professora Tereza Araújo, na reunião

A professora Tereza Araújo também ressaltou a relevância da pesquisa científica, citando estudos desenvolvidos na região de Suape por equipes da UFPE e da UFRPE. As duas universidades públicas têm cursos de Oceanografia. “Iniciamos o mapeamento do relevo da região há alguns anos; a ideia é ampliá-lo, preenchendo algumas lacunas que restam na área que vai de Suape à foz do Rio Jaboatão. Também queremos atualizar dados antigos desse estudo, que abrange até Olinda. É muito importante conhecer o relevo da região para entender outras questões”, destaca Tereza, que coordena o projeto junto com a professora Mirella Costa.

AÇÕES E INVESTIMENTOS – Durante a reunião do Cemit, o Governo de Pernambuco anunciou um investimento inicial de R$ 2 milhões em ações de prevenção aos incidentes com tubarões na costa da RMR. Pouco mais de R$ 1,5 milhão será investido pelo Porto de Suape na segunda parte do Projeto Megamar e outra parte, cerca de R$ 500 mil, serão investidos por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, através de edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O valor será aplicado em estudos para políticas públicas para prevenção e mitigação de incidentes com tubarões e invasões do peixe-leão em Pernambuco.

O Corpo de Bombeiros e as prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes anunciaram a intensificação de medidas educativas e de prevenção dos incidentes com tubarão.

Data da última modificação: 10/03/2023, 14:53