UFPE no Meu Quintal inicia atividades no munícipio de Flores

Projeto propõe vivência extensionista na dinâmica de formação do graduando da UFPE que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade do município

O Projeto UFPE no Meu Quintal realiza sua 7ª edição no município de Flores, no Pajeú (a 384 quilômetros do Recife), de 29 deste mês a 5 de junho, período de férias acadêmicas. A edição deste ano conta com mais de cem alunos, técnicos, docentes e voluntários que vão realizar atividades pedagógicas, como minicursos, palestras, capacitações, rodas de diálogo ou e outras intervenções. O público-alvo são agentes multiplicadores da informação, como professores dos Ensinos Fundamental e Médio, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias, funcionários públicos, além do público em geral, com foco na ampla participação popular.

Projeto de extensão universitária coordenado pelo Centro Acadêmico da Vitória (CAV) e pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), o UFPE no Meu Quintal foi criado em 2017 e já passou pelos municípios de Tabira, Iguaracy, Tuparetama, Solidão, Betânia e Dormentes. A proposta é de possibilitar uma vivência extensionista na dinâmica de formação do graduando da UFPE que possa contribuir para a capacitação e desenvolvimento da comunidade local onde o projeto será realizado.

Os seis eixos de atuação são Meio Ambiente; Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano; Saúde; Educação; Cultura; e Justiça e Cidadania. Os estudantes que participam exercerão as atividades de forma voluntária. A iniciativa, este ano, integra o Projeto Florescer, proposta de intervenção e desenvolvimento na cidade de Flores que envolve várias instituições privadas, do terceiro setor e do poder público, principalmente de universidades.

O projeto vai ter a participação de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública do Recife, que vão falar sobre a experiência, nas suas escolas, com atividades na área de robótica. Também vai ter a colaboração de instrutores de diversas modalidades esportivas (tiro com arco, karatê, muay thai e jiu jitsu); do Coral Ars Canticus, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), sob a regência do professor Sergio Deslandes; e do trio de música de câmara para violão Tapioca de Shark, composto pelos músicos Abraão Marreira, Hugo Rocha e Sergio Deslandes. Também conta com a iniciativa privada e com o terceiro setor, com parceria de empresas como Viana & Moura e de ONGs como Amigos no Sertão e Grupo Mulheres do Brasil.

A operação em Flores representa o retorno das intervenções em solo pernambucano. A nova edição do UFPE no Meu quintal era esperada há mais de dois anos pela comunidade acadêmica, já que a última operação do projeto em solo sertanejo aconteceu, em janeiro de 2020, na cidade de Dormentes. Neste intervalo, houve operações de menor porte (São Lourenço da Mata e Cupira). O período também foi especial, pois o projeto atravessou fronteiras e foi atuar em comunidades haitianas, trabalhando com estudantes da Universidade do Haiti na sua primeira operação internacional, deixando naquele país uma célula ativa do projeto.

(81) 98295.8240 (WhatsApp)

Documentário UFPE no Meu Quintal