UFPE lança questionário para subsidiar políticas afirmativas e de inclusão social

Formulário foi elaborado pela Proaes, em conjunto com o Nace, Núcleo LGBTI+ e Núcleo Erer

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis da UFPE (Proaes) lançou um formulário com questões dirigidas aos alunos e alunas beneficiados pela política de cotas na Universidade para mapear e identificar o perfil dessa população, a fim de criar subsídios para formulação de políticas afirmativas na instituição. Segundo o pró-reitor Fernando Nascimento, o questionário foi elaborado a oito mãos, com a participação da própria Proaes, em conjunto com os Núcleos de Acessibilidade (Nace), LGBTI+ e o Erer, setores da Universidade que dão apoio aos discentes.

A pesquisa, segundo Nascimento, atende a uma demanda que a gestão identificou dentro da Proaes, de avançar na formulação de políticas afirmativas para contemplar, especificamente, as necessidades dos estudantes em situação de vulnerabilidade da UFPE.

O objetivo é identificar a condição étnico-racial, se há e quantos são os estudantes negros, pardos, indígenas, brancos, transgêneros, homossexuais; verificar quais as identificações de gênero e situação de deficiência nessa parcela do alunado, entre outras questões. “Esse filtro pode nos revelar, por exemplo, a necessidade de ações específicas de combate ao preconceito racial, à transfobia, de apoio psicológico, e de assistência social”, explica o pró-reitor.

Data da última modificação: 10/06/2021, 16:20