UFPE lança o Attena, nova versão do seu repositório institucional, no próximo dia 23

Implantação do Attena é parte de um processo de democratização da produção acadêmica da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança, no próximo dia 23, a nova versão do seu repositório institucional, chamada Attena. O lançamento será às 9h30 no auditório 3 da Biblioteca Central (BC) e a abertura conta com o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Elilson Góis; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca; e da diretora de Informação da Procit, Bernadette Lóscio.

Às 10h, haverá a palestra “Acesso Aberto ao conhecimento científico”, com a professora Sonia Cruz Riascos, do Departamento de Ciência da Informação. Em seguida, às 10h30, a coordenadora da equipe técnica do Attena, Susimery Vila Nova, realiza a apresentação “Attena: trajetória, nova versão e perspectivas”. Haverá entrega de materiais de divulgação e, à tarde, reunião do grupo de trabalho do repositório.

O repositório institucional da UFPE foi implementado em 2014 com a missão de reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único ambiente digital. Em 2019, a UFPE lança o Attena com o objetivo de consolidar o conceito de Repositório Digital na Universidade, uma vez que se propõe como espaço de acesso aberto e organizado.

Segundo os organizadores, a implantação do Attena é parte de um processo de democratização da produção acadêmica. Entre os objetivos principais está facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados no repositório e fazer com que a plataforma ganhe visibilidade, tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre o público externo. O Attena está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica.

Attena - Repositório Digital da UFPE

attena@ufpe.br