UFPE lança edital para seleção de mestrado e doutorado em Biologia Animal

As inscrições devem ser realizadas no portal público de processos seletivos do Sigaa de hoje (17) até o dia 9 de junho, até as 12h

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou o edital para o processo seletivo de admissão do curso de mestrado e doutorado para o segundo semestre de 2023. As normas e informações estão disponíveis no Boletim Oficial da UFPE nº 82. As inscrições devem ser realizadas no portal público de processos seletivos do Sigaa de hoje (17) até o dia 9 de junho, até as 12h.

Para se inscrever nos cursos de mestrado e doutorado, é necessário que os candidatos tenham graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área de Ciências Biológicas ou áreas afins. No caso do doutorado, candidatos sem título de mestre podem se inscrever, desde que atendam às diretrizes estabelecidas na Resolução 19/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Nesses casos, é exigido que o candidato comprove ter uma publicação nos últimos cinco anos ou o aceite final de um artigo em revista com percentil 50 ou superior, como primeiro autor ou autor de correspondência, de acordo com as bases de dados Scopus e JCR. Apenas serão consideradas as cartas com o aceite definitivo emitidas pelo editor da revista, sendo desconsiderados aceites condicionais a alterações no manuscrito.

A documentação exigida para a inscrição no mestrado e no doutorado inclui a ficha de inscrição preenchida no site do processo seletivo do Sigaa, cópias da carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovação de quitação eleitoral ou passaporte para candidatos estrangeiros. Além disso, é necessário enviar uma foto 3x4 recente e um Curriculum Vitae acompanhado de documentos comprobatórios.

Além dos documentos indicados, os candidatos ao curso de mestrado deverão enviar a ficha de inscrição com: a) Resumo técnico do anteprojeto com até dois mil caracteres incluindo espaços; b) Anteprojeto de Pesquisa de dissertação ou tese enquadrado dentro das linhas de pesquisa do programa c) Diploma ou comprovante de conclusão do curso de graduação; d) Cópia do histórico escolar do curso de graduação. Além desses documentos, os candidatos ao doutorado deverão enviar também diploma ou comprovante de conclusão de curso de mestrado; e cópia do histórico escolar do mestrado.

A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 deve ser paga até o dia 9 de junho, conforme boleto gerado pelo Sigaa após a inscrição. Para os candidatos estrangeiros, somente aqueles que forem admitidos no programa deverão pagar essa taxa e comprovar o pagamento em até três meses após a matrícula e início do curso.

Programa de Pós-Graduação de Biologia Animal

ppgba@ufpe.br