Prograd lança edital para Projetos de Ensino de Graduação, Coordenação de Áreas e Niates

Iniciativa é voltada para coordenadores ou vice-coordenadores

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou hoje (4) o Edital 12/2020 – Projetos de Ensino de Graduação, Coordenação de Áreas e Niates, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O edital é voltado para coordenadores ou vice-coordenadores de curso de graduação ou área que desejem apresentar projetos inovadores voltados ao ensino. O documento e os anexos podem ser consultados no site da Prograd. Os projetos devem ser submetidos até o próximo dia 25.

A iniciativa tem como objetivo o apoio a projetos de ensino das coordenações de cursos de graduação ou de coordenação de área ou Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niates) através de repasse de recursos para os coordenadores ou vice-coordenadores, mediante apresentação de projetos que apoiem o desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e que visem a aumentar a permanência e o êxito nos cursos de graduação na UFPE.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos da UFPE no valor total de R$ 513 mil, conforme o objetivo estratégico de aumentar a permanência e o êxito nos cursos de graduação, sendo R$ 4,5 mil de apoio individual por coordenação de curso de graduação ou coordenações de área ou Niate. Os recursos deverão ser aplicados exclusivamente com despesas de custeio em investimentos nos projetos de ensino inovadores e de apoio acadêmico.

“Esse edital é importante por incentivar as coordenações dos cursos de graduação, coordenações de áreas e coordenação dos Niates a proporem projetos de ensino inovadores e de apoio acadêmico, com vistas a aumentar a permanência e o êxito nos cursos de graduação. Sobretudo no contexto em que temos que pensar nossas práticas pedagógicas e nos adaptarmos a uma nova realidade”, explica a diretoria de Finanças e Infraestrutura de Graduação, professora Fernanda Alencar.

Excetuam-se do escopo do edital os seguintes itens: aquisição de livros; aquisição de passagens; custeio de construções, obras e reformas; assinatura de periódicos; despesas com eventos; remuneração de pessoal; ou quaisquer outras despesas de caráter continuado que ultrapassem o ano fiscal e os materiais disponíveis no almoxarifado central da instituição. Os recursos devem ser usados até 30 de dezembro deste ano ou devem ser devolvidos à Universidade.

digi.proacad@ufpe.br
financeiro.proacad@ufpe.br