Falece o professor aposentado Edilton Carneiro Feitosa

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta profundamente o falecimento do professor aposentado Edilton Carneiro Feitosa, do Departamento de Engenharia de Minas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Campus Recife. Ele tinha 81 anos e faleceu, na madrugada de ontem (28), por complicações da Covid-19. Com reconhecimento nacional, ele deu larga contribuição para o desenvolvimento da área de Hidrogeologia, com especialização em Geofísica.

Edilton Carneiro Feitosa era graduado em Geologia pela UFPE (1964). Possuía mestrado em Geofísica Aplicada à Hidrogeologia pela Universidade de Estrasburgo, na França (1967). Na Universidade de São Paulo (USP), integralizou os créditos no doutoramento em Geologia Aplicada (1977-1978), mas não concluiu a tese.

Ingressou como docente na UFPE, no ano de 1973. O professor foi um dos fundadores do mestrado em Hidrogeologia (atualmente, área de Hidrogeologia e Geologia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Geociências) e do Laboratório de Hidrogeologia (Labhid). Ele também foi um dos pioneiros no emprego da eletrorresistividade na detecção de mananciais de águas subterrâneas. Aposentou-se em 1996, mas, após esse período, continuou em atividade na pós-graduação, inclusive como membro do colegiado.

Em nota de pesar, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) lamentou o falecimento e lembrou o importante trabalho realizado pelo geólogo ao longo de sua carreira. “Edilton se destacou profissionalmente por seu trabalho como hidrogeólogo, com passagens pelo SGB/CPRM como pesquisador e consultor, além de ter colaborado com instituições como a Agência Nacional de Águas (ANA), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e nas universidades federais da Bahia e de Pernambuco”, afirma o documento.

A Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco também lamentou a perda. Conforme nota, “Edilton integrou a equipe de hidrogeólogos pioneiros da Sudene, responsáveis por estudos básicos, como as ‘bacias escola’; trabalhou e deu grande contribuição para a definição do destacado potencial de águas subterrâneas do Vale do Gurguéia (PI)”.

O professor Edilton Carneiro Feitosa deixa esposa, três filhos e quatro enteados. A UFPE se solidarize com a família e os amigos do docente neste momento de dor.

Data da última modificação: 29/06/2021, 17:47