UFPE lamenta falecimento do professor Abel Vieira Neto

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento do professor Abel Vieira Neto, docente do Departamento de Biofísica e Radiobiologia. Aos 71 anos, ele sofreu um mal súbito na tarde de ontem (3). Houve uma cerimônia de despedida no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPE hoje (4) à tarde. O enterro será realizado amanhã (5), em Canguaretama (RN), cidade natal do professor, que deixa esposa e quatro filhos.

O professor Abel Vieira Neto trabalhou por 47 anos na UFPE. Ele possuía graduação em Ciências Biomédicas pela UFPE (1974), mestrado em Biofísica pela UFPE (1978) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996).

Também do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da UFPE, o professor Thiago Salazar deixou um depoimento: “Professor Abel, fui seu aluno de iniciação científica. Ele fazia questão de nos chamar para sua casa, em Piedade, e de nos mostrar seus livros. E quantos livros! Um leitor voraz, um biomédico filósofo, ou um filósofo biomédico. Falava de neurociências como ninguém, com um conhecimento erudito, mas mantendo o seu jeito coloquial, bem-humorado e prático. Depois de anos, tornei-me seu colega biofísico. Agora, eu estava ombro a ombro com aquele gigante que tanto me auxiliou a enxergar mais longe, por cima de seus ombros. Muitas vezes, voltava de carona comigo, falávamos de família, sociedade, autores, livros. Só me vem à mente uma frase, que diz que as pessoas são livros que jamais se fecham. Impossível apagar suas páginas em nossa memória. Fica em paz, Mestre, em sua nova jornada”.

A UFPE expressa condolências aos familiares e amigos de Abel Vieira Neto neste momento de dor.

Data da última modificação: 04/04/2023, 16:39