UFPE lamenta falecimento do médico e professor emérito Edmundo Ferraz

Ele foi diretor do Hospital das Clínicas, fundador e coordenador do curso de doutorado em Medicina da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco e, em especial, o Hospital das Clínicas lamentam o falecimento do professor emérito da instituição Edmundo Machado Ferraz, aos 77 anos, ocorrido na manhã de hoje (20). O velório será realizado hoje (20), a partir das 14h, e a cerimônia de cremação, às 18h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A UFPE decretou luto oficial de três dias.

Edmundo Ferraz ingressou como docente da UFPE em fevereiro de 1965 no Departamento de Cirurgia, e, em dezembro de 2014, recebeu o título de professor emérito da instituição como forma de reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos por ele no âmbito da assistência, ensino e pesquisa.

O professor da UFPE e cirurgião geral Renato Câmara conhecia Edmundo Ferraz desde 1965, quando trabalharam juntos no Hospital Pedro II (anterior ao HC), na disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental. “Edmundo é uma referência em Pernambuco e no Brasil. Deixou o seu nome na história formando bons médicos na residência do HC, implantando o doutorado em Cirurgia e sendo pioneiro na cirurgia bariátrica em Pernambuco”, disse.

Edmundo Ferraz possuía graduação em Medicina (1963), doutorado em Medicina (1971) e livre docência na área de Cirurgia Gastroenterologia (1971), todos pela UFPE. Ele também tinha pós-doutorado no Departamento de Cirurgia pelo Guy’s Hospital da Universidade de Londres e foi diretor do Hospital das Clínicas da UFPE (1982).

O professor foi fundador e coordenador do curso de doutorado em Medicina da UFPE (1989), formando massa crítica de mais de 30 doutores e desmembrando o curso em quatro programas (doutorado em Cirurgia, em Medicina Interna, em Pediatria e em Doenças Infecciosas). Foi consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde em Controle de Infecção, indicado pela Universidade de Harvard para o programa Cirurgia Segura.

Edmundo Ferraz se destacou pela produção cientifica, com 17 livros, 143 capítulos de livros e 176 artigos em periódicos indexados. Fez mais de 600 palestras em congressos e encontros nacionais e internacionais e orientou 20 teses de doutorados na UFPE e era membro do corpo editorial da Revista da Associação Médica Brasileira e do Journal of Surgical and Clinical Research.

O médico foi o primeiro presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva fora de São Paulo (1993); primeiro presidente do Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Recife fora do eixo Rio – São Paulo (1997); presidente eleito por voto direto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2008); membro titular honorário, ex-presidente e professor emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; fundador, primeiro presidente e membro titular honorário da Surgical Infection Society Latin America – Asociación Latinoamericana de Infeccion Quirurgica (SIS-LA); membro titular e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; membro titular e consultor da Federación Latinoamericana de Cirurgía (Felac); membro titular (fellow) do American College of Surgeons (Facs) e membro titular da Surgical Infection Society North America.

Data da última modificação: 21/09/2017, 09:05