UFPE lamenta falecimento de Marco Maciel

Ex-vice-presidente da República, ex-senador e ex-governador do Estado, Maciel foi aluno da FDR nos anos 1960 e grande incentivador do CIn

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se une às diversas instituições do país na manifestação de pesar pelo falecimento do ex-vice-presidente e ex-senador da República Marco Antônio do Rego Maciel que, durante a vida pública, seja na esfera acadêmica ou política, sempre esteve atento às demandas do seu estado de origem.

Tendo se graduado bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na UFPE, em 1963, durante o curso, Maciel atuou como diretor da Revista Estudantes, de divulgação científica, cultural e jurídica, do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito do Recife e do Departamento Cultural do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito. No período, também foi membro discente do Conselho Universitário e presidiu o Diretório Central de Estudantes (DCE).

Já enquanto proeminente político, recebeu homenagem dos concluintes do curso de Biblioteconomia da UFPE (1985) e ainda foi reconhecido pelo empenho na manutenção da Lei 8.248, de 23.10.1991, que concede incentivos fiscais a empresas que investem na integração universidade/empresa, da Universidade Federal de Pernambuco, em 1999.

O político pernambucano, falecido no último sábado (12) em decorrência de complicações da Doença de Alzheimer, que o acometeu desde 2014, foi um dos apoiadores da instalação do Centro de Informática da UFPE (CIn), ainda em 1975, hoje um polo de referência nacional e internacional na formação de acadêmicos e profissionais da área.

Advogado e professor, foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003. Afora esse último período na vice-presidência, quando o país já se encontrava sob a égide do Estado Democrático de Direito, Maciel iniciou-se e trilhou sua carreira política durante o período do regime militar no Brasil.

Data da última modificação: 14/06/2021, 18:03