UFPE lamenta falecimento da professora Virginia Almoêdo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), colegas e estudantes lamentam com pesar o falecimento da professora titular do Departamento de História Virginia Maria Almoêdo de Assis. Ela tinha 66 anos e faleceu na noite dessa segunda-feira (15), devido à Covid-19. O velório e o sepultamento ocorreram hoje (16), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Referência em Paleografia e História do Brasil Colônia, Virginia entrou no serviço público em 1992, tendo atuado na educação fundamental, bem como contribuído para a formação de gerações no Departamento de História da UFPE. Em nota, o departamento reforça como Virginia era uma pessoa querida por todos, tanto por exercer com excelência as funções de professora, pesquisadora e orientadora, como também por fazê-lo sempre com honestidade, generosidade, acolhimento e amor.

“A trajetória e o crescimento do Departamento se confundem com os da professora Virginia, que deixou marcos grandiosos para o desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa. Destacamos que a professora Virginia foi, no ano passado, promovida a professora titular da UFPE, reconhecimento merecido por sua contribuição inestimável à Instituição. As pessoas que formam o Departamento de História só têm a agradecer pelo privilégio que foi conviver e aprender com ela”, diz a nota, assinada pelo professor Rômulo Luiz Xavier do Nascimento, chefe do departamento.

“Desde ontem que se abateu entre nós uma profunda e imensa tristeza”, disse a professora Maria da Conceição Lafayette, diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, ao qual pertence o Departamento de História. “Virginia nos deixa um legado de resiliência e muita saudade. Passou para a eternidade e nos deixa com muita saudade pelo convívio carinhoso e solidário”, completa a professora Conceição.

Data da última modificação: 16/03/2021, 17:26