UFPE integra Comitê Internacional para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a convite do Unitar

Atividades começam, em janeiro de 2021, e terão a participação de 34 instituições da América Latina

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai integrar um Comitê Internacional para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no currículo universitário, a convite do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades começam, no mês de janeiro de 2021, e terão a participação de 34 instituições de Ensino Superior da América Latina.

A iniciativa do Unitar, órgão decisório quanto às questões relativas ao Ensino Superior na instância da ONU e responsável pela criação de programas e treinamentos, busca incentivar e acelerar a implementação dos ODS no ambiente acadêmico, a partir da formação de uma rede de instituições na América Latina. “O objetivo é pensar num currículo ou propostas curriculares comuns em que os ODS possam fazer parte das disciplinas [dos cursos] da Universidade”, explica o diretor de Relações Internacionais da UFPE, professor Madson Góis Diniz.

A ideia segue três dimensões principais: valorizar os cursos que consigam, de alguma forma, implementar em seus currículos disciplinas voltadas aos ODS; observar quais são as disciplinas ligadas aos ODS que já existem nos cursos e, com isso, valorizá-las e fomentar a interlocução com parceiros estrangeiros; e criar uma mentalidade pró-ODS dentro dos cursos, numa mudança cultural que insira o desenvolvimento sustentável no planejamento dos cursos de forma perene.

A parceria entre as universidades será posta em prática, a partir de janeiro de 2021, em modo remoto, com reuniões, fóruns temáticos e painéis sobre os ODS. A partir disso, as universidades farão consultas às suas comunidades acadêmicas e apresentarão propostas para inserção dos ODS nos currículos e nas práticas pedagógicas dos cursos de todas as áreas do conhecimento. O trabalho terá duração de um ano.

Segundo Madson Diniz, o convite para integrar o Comitê Internacional é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UFPE nas áreas acadêmica, de gestão, de governança e de internacionalização. “Nós estamos reposicionando a UFPE, ressignificando o protagonismo institucional direcionado agora para essas questões do desenvolvimento sustentável e uma educação cada vez mais inclusiva. E isso faz toda diferença”, ressalta.

O convite do Unitar foi recebido pela UFPE, no dia 20 deste mês. A carta-convite será enviada pelo órgão da ONU, na próxima semana, para assinatura da UFPE e formalização da parceria. Outras duas universidades brasileiras também foram convidadas para fazer parte do comitê.

Data da última modificação: 25/11/2020, 17:43