UFPE institui Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor

O documento foi publicado no Boletim Oficial de ontem (12)

Como parte das ações de gestão de pessoas, a Universidade Federal de Pernambuco institui a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor na UFPE. O documento, publicado no Boletim Oficial de ontem (12), aponta conceitos, fundamentos e práticas que objetivam orientar a promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho para técnicos administrativos e docentes, fomentando o bem-estar e contribuindo para a efetividade da função social da instituição.

Treze princípios orientam a política, entre os quais valorização do trabalhador como protagonista do processo laboral, conduzindo a um ambiente de bem-estar, satisfação dos servidores e ao êxito institucional; promoção de um ambiente laboral atento às demandas de saúde dos servidores, a partir de uma compreensão do ser humano integral, além do ambiente de trabalho; reconhecimento e valorização das contribuições dos servidores e colaboradores no cumprimento da função social da instituição; ambiente seguro e com boas condições de trabalho, que não coloque riscos à integridade física e à saúde dos servidores e colaboradores; realização profissional de servidores e colaboradores; e qualidade de vida no trabalho como uma responsabilidade institucional contínua e tarefa de todos os servidores e colaboradores.

O documento é norteado ainda por quatro eixos: promoção da saúde e segurança no trabalho; desenvolvimento de pessoas; lazer e vida social; e práticas de gestão do trabalho. “A instituição da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho é um marco para a UFPE porque ela vem nortear o desenvolvimento das ações de promoção do bem-estar no ambiente de trabalho e reforçar a importância da temática de promoção à saúde. Entendendo promoção da saúde numa concepção holística, trabalhando o indivíduo de forma integral, de modo a propiciar uma qualidade de vida no trabalho que transcenda a prática curativa, considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural”, explicou a diretora de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Germana Barros Rodrigues.

Estão previstas, como ações estruturantes, a realização de Pesquisa de Clima Organizacional na UFPE e Pesquisa de Agravos à Saúde do Servidor e a busca periódica de dados que sirvam de subsídio para o desenvolvimento de programas, projetos e ações. Também serão promovidas iniciativas de prevenção ao assédio moral e sexual e a quaisquer formas de preconceito no âmbito da UFPE. A política ainda servirá de base referencial para o desenvolvimento de programas, projetos e ações para melhoria da qualidade de vida no trabalho na Universidade.

A Resolução nº 07/2021 do Conselho de Administração (Consad), que institui a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor na UFPE, foi aprovada por unanimidade, no dia 10 deste mês, e entra em vigor em 1º de junho.

Data da última modificação: 14/05/2021, 15:04