UFPE instala o terceiro Núcleo de Extensão, desta vez em Pesqueira

Universidade já conta com os núcleos de Sertânia (Nemip) e de Paudalho (Mata Norte)

Foto: Anderson Lima

Reitor e pró-reitor (ao centro) participaram da reunião de instalação do núcleo

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), consolidou, no final de maio, a instalação do Núcleo de Extensão do Agreste. A nova unidade vai funcionar no município de Pesqueira. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, a escolha de Pesqueira atende a requisitos essenciais como potencial geográfico e sociocultural. Com a implantação dessa unidade, a UFPE soma agora três Núcleos de Extensão: Sertânia (Nemip), Paudalho (Mata Norte) e Pesqueira (Agreste).

“Estamos chegando a áreas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, em relação ao litoral, e essas ações acontecem no momento em que estamos festejando os 60 anos da criação da extensão, por Paulo Freire. É importante destacar que estamos levando essas parcerias para o interior, procurando fazer da maneira mais dialógica possível, atendendo às demandas de Pesqueira, município marcado pela presença indígena, com a comunidade da tribo Xucuru, fortalecendo ainda mais o diálogo intercultural”, destaca o pró-reitor.

A instalação do núcleo de Pesqueira, no dia 28 de maio, contou com a presença do reitor Alfredo Gomes; do pró-reitor Oussama Naouar; do assessor do reitor Breno Caldas; do presidente da Câmara de Vereadores de Pesqueira, Bastinha Xucuru; do secretário municipal de Educação, Tiago Torres; do secretário de Governo, cacique Marcos, além de lideranças populares.

Data da última modificação: 06/06/2022, 17:56