UFPE inaugura segundo Laboratório de Segurança Biológica Nível 3 (NB3)

Instalação de pesquisa ou de apoio à pesquisa, de caráter multiusuários, está disponível a pesquisadores internos e externos

A Universidade Federal de Pernambuco inaugura o segundo Laboratório de Segurança Biológica NB3 para Enfrentamento de Doenças Emergentes e Reemergentes da UFPE (LaMP NB3-UFPE). Localizado no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), no Campus Recife, o espaço é voltado ao desenvolvimento de estudos in vivo com micro-organismos causadores de doenças como a covid-19, aumentando o potencial de pesquisa em saúde na Universidade. A cerimônia de inauguração será realizada amanhã (24), às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no 1º andar do prédio da Reitoria.

Investimento realizado foi de R$ 1,7 milhão

O LaMP NB3 é uma instalação de pesquisa ou de apoio à pesquisa, de caráter multiusuários, disponível a pesquisadores internos e externos à Universidade. O laboratório viabiliza estudos que exijam a manipulação de patógenos de risco biológico de classe 3, ou seja, micro-organismos que acarretam elevado risco individual, resultado da exposição por inalação de agentes potencialmente fatais. Um exemplo é o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, que poderá ser manejado com segurança. Além dele, estão agentes microbianos (Rickettsiaakari, Clostridium botulinum); fungos (Coccidioidesimmitis; Histoplasmacapsulatu); vírus e príons (Flavivirus – febre amarela, Hantavírus e Retrovírus – HIV).

“Com o NB3, a UFPE deverá atuar como um hub, dando suporte a atividades de inovação em estratégias terapêuticas e profiláticas no combate à covid-19 e de outras doenças emergentes e reemergentes. Este laboratório será importante para atendimento da demanda dos pesquisadores de Pernambuco, dando celeridade às pesquisas e gerando resultados de grande impacto para a sociedade”, explica a coordenadora do LaMP NB3, Michelly Cristiny Pereira, professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e pesquisadora do Nupit SG.

O laboratório está equipado com sistema de dupla-porta, sala para troca de roupas, sistema central de filtragem de ar, sistema de pressão negativa e outros dispositivos para controle de acesso e biossegurança. Também possui autoclaves de barreira para a descontaminação de resíduos gerados durante os experimentos, além de ultrafreezers (-80°C), cabines de segurança, estufas de CO² e uma estante com 41 mini-isoladores para experimentação in vivo.

O investimento é da ordem de R$ 1,7 milhão, proveniente do edital da “Chamada Pública MCTI/Finep/Infraestrutura NB-3 – Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Projetos Institucionais para Adequação/Implantação de Infraestrutura de Pesquisa NB-3 (Padrão OMS)”. O projeto aprovado nesse edital foi coordenado pela professora do Departamento de Bioquímica Maira Pitta, que também é vice-coordenadora do LaMP NB3-UFPE, pesquisadora do Nupit SG e secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE.

Esse é o segundo LaMP NB3 da UFPE. O primeiro foi inaugurado em agosto do ano passado destina-se à experimentação in vitro.

Data da última modificação: 23/02/2022, 18:12