UFPE inaugura Laboratório de Biossegurança Nível 3 (NB3)

Espaço será utilizado para o desenvolvimento de estudos com micro-organismos causadores de doenças como a covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco amplia o seu potencial de pesquisa na área de saúde com a inauguração do Laboratório de Biossegurança Nível 3 (NB3). Trata-se de um espaço seguro e totalmente estruturado para o desenvolvimento de estudos com micro-organismos causadores de doenças como a covid-19. O laboratório é multiusuário e localizado no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), no Campus Recife. A cerimônia de inauguração, que faz parte das comemorações dos 75 anos da UFPE, será na próxima segunda-feira (16), às 10h, em evento restrito a convidados. O vídeo do evento será divulgado no canal da Universidade no YouTube, a partir das 16h.

Novo laboratório é resultado de um investimento de R$ 1 milhão

O Laboratório NB3 destina-se ao trabalho com patógenos de risco biológico da classe 3, ou seja, com micro-organismos que acarretam elevado risco individual, resultado da exposição por inalação de agentes potencialmente fatais. O espaço conta com sistema de despressurização de ar ambiental microprocessado/pressão negativa e está equipado com ultrafreezer vertical -80ºC, cabine de segurança biológica, esterilizador HI VAC II (autoclave de barreira), incubadora de CO² e banho de troca térmica com beads. O local segue todas as premissas do Manual SVS/MS/2015 – Biocontenção: O Gerenciamento do Risco em Ambientes de Alta Contenção Biológica NB3.

No atual cenário de pandemia da covid-19, o laboratório centrará esforços em ações de enfrentamento da doença. Entre os trabalhos a serem desenvolvidos estão o sequenciamento genômico do SARS-CoV-2; o desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido e biodispositivos sensores flexíveis descartáveis para o diagnóstico do vírus; a busca por novos fármacos para o tratamento de pacientes; o desenvolvimento de estratégias vacinais; entre outras atividades.

“Este laboratório é um equipamento de excelente nível de segurança, que permite, portanto, o desenvolvimento de pesquisas avançadas e vai gerar um impacto na UFPE, e não apenas aqui, em Pernambuco, mas no desenvolvimento de pesquisas na nossa região. Este é um primeiro NB3. Em dois meses, faremos a inauguração de um segundo NB3, para que as pesquisas da nossa universidade possam dar um salto de qualidade e reafirmem a liderança da Universidade Federal de Pernambuco no Estado e também nacionalmente. Estes laboratórios são muito importantes para a inserção da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, para os projetos de vacinas, de uma maneira geral”, destaca o reitor Alfredo Gomes.

“O projeto [do laboratório] contribuirá com a saúde pública do país, já que, com o NB3, a UFPE deverá atuar como um hub, dando suporte a atividades de inovação em estratégias terapêuticas e profiláticas no combate à covid-19 e demais doenças emergentes e reemergentes”, afirma a coordenadora do Laboratório NB3, Michelly Cristiny Pereira, professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e pesquisadora do Nupit SG.

OUTROS VÍRUS – No local, também poderão ser realizados estudos com outros vírus emergentes e reemergentes e patógenos como hantavírus, tuberculose, HIV, além dos vírus da hepatite, febre amarela e dengue. Graças à estrutura do NB3, a UFPE poderá ampliar o leque científico e desenvolver pesquisas que, até agora, não eram feitas na instituição. “Isso permitirá alavancar a qualidade científica e o impacto social das pesquisas desenvolvidas em uma universidade, no caso, a UFPE”, diz a professora Maira Pitta, pesquisadora do Nupit SG e secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE.

A instalação do Laboratório NB3 e a compra de equipamentos tiveram investimento da ordem de R$ 1 milhão, oriundo do Ministério da Educação (MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). A obra e a aquisição dos equipamentos foram realizadas pela Fade-UFPE com fiscalização da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da Universidade também teve participação direta para a viabilização do laboratório.

Data da última modificação: 16/08/2021, 17:59