UFPE fica na 15ª posição entre as universidades brasileiras no ranking QS Brics 2019

As universidades brasileiras mais bem avaliadas foram a Universidade de São Paulo, na 14ª posição geral, com a nota 82,5; e a Unicamp, na 16ª posição

A Quacquarelli Symonds (QS), entidade de avaliação da educação superior global, divulgou na quarta-feira (17) o QS Brics University Rankings 2019, com os dados de 300 das melhores universidades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, das quais 22 são brasileiras. A UFPE ficou na posição 92, mantendo o posicionamento global do ranking relativo a 2018. A Universidade subiu da 16ª posição, conquistada no ano passado, para a 15ª entre as 90 instituições brasileiras avaliadas, e teve uma nota final de 45,2, quase 5 pontos maior que a do ano anterior.

As universidades brasileiras mais bem avaliadas foram a Universidade de São Paulo, na 14ª posição geral, com a nota 82,5; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 16ª posição; Unesp, 29ª; Universidade Federal do Rio de Janeiro, 32ª; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 43ª; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 49ª; Universidade Federal de Minas Gerais, 53ª; Universidade Federal de São Paulo, 57ª; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 59ª; Universidade Federal de Santa Catarina, 66ª; Universidade de Brasília, 70ª; Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), 70ª; Universidade Federal do Paraná, 74ª; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 91ª; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 92ª posição.

AVALIAÇÃO GERAL – O ranking dos Brics é dominado no topo pelas universidades chinesas. Sete das dez melhores universidades deste ano são chinesas, com a Universidade Tsinghua se mantendo como a número 1 desde o ano passado. É seguida de perto pela Universidade de Pequim, em segundo; e pela Universidade de Fudan, em terceiro. Ao todo, foram avaliadas 403 universidades.

São avaliadas oito dimensões, com os seguintes pesos: Academic Reputation (Reputação Acadêmica), 30%; Employer Reputation (Reputação com Empregadores), 20%; Faculty/Student Ratio (Razão Docentes/Discentes), 20%; Staff with PHD (Pessoal com PhD), 10%; Citations per Paper (Citações por Artigo), 5%; Papers per Faculty (Artigos por Docente), 10%; International Faculty Ratio (Razão de Docentes Internacionais), 2.5%; e International Student Ratio (Razão de Discentes Internacionais), 2.5%.

Data da última modificação: 22/10/2018, 14:48