UFPE fará restauração e digitalização do acervo histórico do Diario de Pernambuco

Parceria foi firmada mediante Termo de Cooperação Técnica e Científica celebrado entre o Liber-UFPE, o DP e a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP)

Por Ana Célia de Sá

O acervo físico do jornal Diario de Pernambuco (DP), o mais antigo em circulação na América Latina, é objeto de uma iniciativa de curadoria e preservação digital, que inclui restauração e digitalização, realizada pelo Laboratório Liber da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os trabalhos começaram, no último dia 16, com o recebimento do primeiro lote com 21 volumes para recuperação pelo laboratório, que fica no Campus Recife. A parceria foi firmada mediante Termo de Cooperação Técnica e Científica celebrado entre o Liber-UFPE, o DP e a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), objetivando a proteção e a acessibilidade à coleção, que foi iniciada no século XIX e cuja história ultrapassa a dessa empresa jornalística e constitui-se como um elemento narrativo da trajetória das sociedades pernambucana e brasileira.

Professor Marcos Galindo e equipe que atua no projeto

Fundado em 1825, o Diario de Pernambuco mantém uma coleção dos seus periódicos em papel, a qual tem passado por um desgaste natural provocado pelo tempo e pelo próprio tipo do material. A coleção abriga 2.690 códices (volumes). Desse montante, cerca de 800 livros necessitam de tratamento mais urgente e procedimentos de restauração antes da digitalização.

O conjunto de exemplares passará por um ciclo de trabalho dividido em três etapas principais: resgate, preservação e acesso. “Estamos falando, então, de um circuito que começa com o resgate, ou seja, de todo o processo de coleta, preparação, higienização, de recuperação e, em muitos casos, de conservação e restauro desses volumes. Uma parte significativa, especialmente dos volumes mais antigos, recebeu umidade e se encontra infestada com extensas colônias de fungos. Esta circunstância enseja a utilização de um procedimento inovador de irradiação dos volumes com Cobalto 60 para eliminar os agentes biodegradadores que se encontram ativos na primeira linha de ataque aos suportes. Esse procedimento será realizado em parceria com os colegas do CRCN-NE (Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste)”, explicou o coordenador do Laboratório Liber e professor do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, Marcos Galindo.

Após a estabilização e o preparo dos volumes, inicia-se a fase de preservação, a qual envolve a digitalização e a descrição do acervo e o processo de Custódia Digital, que é a guarda para fins de preservação digital, respeitando-se um conjunto de regras e protocolos internacionais. A última fase vem na sequência. “Finalmente chegamos à terceira etapa: o acesso, que se materializa na constituição de um banco de dados [digital] e na disponibilização desse acervo na rede de alcance mundial com vistas ao acesso universal”, completou Galindo. Cumpridas as etapas, os volumes físicos deverão ser armazenados em local e condições adequados, e o manuseio será restrito para evitar um maior desgaste dos originais.

Ciclo de restauração do acervo tem duração estimada em mais de dez anos

LOTES – Para a restauração e digitalização, os volumes serão encaminhados ao Laboratório Liber em lotes. O primeiro deles, recebido este mês, já está em avaliação pela equipe, composta por quatro professores e oito estudantes. Alguns livros necessitam apenas de higienização para serem digitalizados; outros precisam passar por estabilização, conservação e restauro.

Todo o ciclo de restauração do acervo do DP tem duração estimada em mais de dez anos. Mas não será preciso esperar todo esse tempo para acessar os resultados, que serão disponibilizados de forma escalonada, à medida que as fases forem finalizadas.

Vale destacar que, devido à antiguidade e à extensão do acervo, podem faltar alguns exemplares do jornal. Assim, outras instituições podem ser acionadas para cooperar com a reconstituição da coleção completa do Diario. Além disso, uma parte do acervo próprio do DP, correspondente ao período posterior a 2010 até os dias atuais, já foi digitalizada pela empresa.

Para o professor Marcos Galindo, o restauro ajuda a manter a memória social do estado e do país, dada a importância dos fatos registrados nas páginas do jornal ao longo de quase 200 anos de existência. “A importância deste veículo ultrapassa o interesse meramente jornalístico e constitui um firme testemunho memorial da formação histórica, da memória e da formação identitária das nações”, disse ele.

Os trabalhos foram iniciados com o uso da estrutura própria do Laboratório Liber (pessoal e equipamentos). Um grupo de pesquisadores internos e externos à UFPE, com interesse em cooperar, também está sendo articulado.

PROGRAMA – A restauração do acervo histórico do Diario de Pernambuco integra o Programa de Curadoria do Patrimônio Memorial de Jornais Centenários de Pernambuco, uma parceria do Laboratório Liber com a AIP. Além DP, estão em andamento projetos de recuperação dos acervos dos periódicos Jornal Pequeno, Diário da Manhã e Diário da Tarde. O Liber já recebeu 168 livros referentes a essas coleções.

Data da última modificação: 28/03/2022, 15:16