UFPE está na posição 14-17 no Brasil no ranking ARWU 2021

A Universidade Federal de Pernambuco está na posição 14-17 no Brasil no Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2021, divulgado ontem (15) pela ShanghaiRanking Consultancy. No mundo, a UFPE ocupa a colocação 801-900. Este ano, mais de 2.000 instituições foram avaliadas, e as 1 mil melhores universidades do mundo foram publicadas.

No ranking mundial, a Harvard University (Estados Unidos) lidera a lista de classificação pelo 19º ano. A Stanford University (Estados Unidos) e a University of Cambridge (Reino Unido) ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.

No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a primeira colocação, estando na posição 101-150 na lista mundial. Na sequência das instituições brasileiras, na posição 2-4 no Brasil e 301-400 no mundo, estão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp).

O ARWU apresenta as melhores universidades do mundo anualmente com base em um conjunto de indicadores objetivos e dados de terceiros. São seis indicadores, incluindo o número de ex-alunos e funcionários vencedores de prêmios Nobel e medalhas de campo, o número de artigos publicados em periódicos da Nature and Science, o número de pesquisadores altamente citados e artigos indexados no Science Citation Index – Expanded and Social Sciences Citation Index com base em dados do Web of Science e o desempenho per capita.

ANO PASSADO – Na edição de 2020 do ARWU, a UFPE estava na posição 13-17 no Brasil. Já no ranking mundial do ano passado, a Universidade estava no intervalo 801-900, mantendo-se estável.

Data da última modificação: 17/08/2021, 17:05