UFPE, Embaixada e Consulado da França dialogam sobre continuidade das parcerias relacionadas ao Colégio de Aplicação

Alunos do CAp foram premiados em concurso do projeto FrancEcolab

Estudantes e a professora Fernanda Puça recebem a premiação

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Embaixada da França no Brasil e do Consulado-Geral da França no Recife estiveram reunidos no dia 20 deste mês, para conversar sobre a continuidade das parcerias relacionadas ao Colégio de Aplicação (CAp). Nos últimos dias, estudantes do CAp participaram de uma programação oferecida pela embaixada aos finalistas do concurso nacional de vídeo do projeto FrancEcolab.

A entrega dos prêmios ocorreu no último sábado (22), no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. “Somos bicampeões na categoria 2, para o Ensino Fundamental. Na categoria 3, para o Ensino Médio, ficamos com o 2º lugar. Um resultado bem positivo para a instituição”, avalia a professora Fernanda Puça França, que coordena o programa Francês Língua Estrangeira (FLE) no CAp.

A participação no projeto FrancEcolab é um dos exemplos da realização de ações educativas e culturais no CAp em parceria com as instituições francesas. “A visita do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural nos deu a oportunidade de fazer um balanço sobre a excelente cooperação entre a Embaixada da França e o CAp. Nós conversamos sobre a participação do colégio em um programa educativo interdisciplinar da Embaixada, chamado FrancEcolab, que busca sensibilizar os jovens sobre a responsabilidade ambiental. Pudemos também discutir sobre o projeto de um cineclube para 2023 e sobre a importância de manter as disciplinas DNL no CAp”, afirma o adido de Cooperação para o Francês do Consulado-Geral da França em Recife, Adrien Puichad.

Pelo projeto de bilinguismo DNL, disciplinas não linguísticas são ensinadas em francês. O CAp já oferece aulas de Matemática e Biologia como DNL e o professor Edmário Menezes está passando por uma formação para o que mesmo possa ser feito com a disciplina de Geografia.

“Falamos também sobre o Delf Escolar, que é um diploma com reconhecimento internacional e sem prazo de validade [a sigla significa Diplôme d’Études en Langue Française]. Nossos estudantes fazem as provas desde 2007, nesse período, foram mais de 500 participantes. Outro assunto foi a plataforma de filmes franceses e francófonos que vai ficar à disposição do CAp para que a gente possa realizar sessões semanais na escola. Além disso, conversamos sobre a possibilidade de levar nossos estudantes algumas vezes por ano para ver filmes no Cinema da UFPE”, adianta Fernanda. A plataforma à que Fernanda e Adrien se referem é a IF Cinéma, gerida pelo Institut Français (uma instituição dedicada à cultura).

Reunião foi realizada na sede do CAp, no Campus Recife

A parceria de instituições francesas com a UFPE não fica restrita ao CAp. “Portugal ainda ocupa o º lugar em número de parcerias com a UFPE, mas a França aparece logo em seguida, com 15 convênios de colaboração acadêmica e seis acordos de cotutela com instituições francesas”, explica a coordenadora de Assuntos Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, Rebeca Amorim,

Também participaram da reunião o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; o vice-diretor do CAp, Danilo Carvalho; os professores do CAp Edson Wagner Falcão de Souza (Francês), Marlon Freire de Melo (Francês) e Tarcísio Rocha (Matemática); o conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada, François Legué; a adida de Cooperação Educativa, Hélène Ducret; e o adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado, Sebastien Dahyot.

Data da última modificação: 28/10/2022, 15:02