UFPE e Unicamp aprovam proposta para ciclo de seminários do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais

“Questões Alimentares no Sul Global: dinâmicas, fluxos e sujeitos entre a América Latina e a Ásia” é o tema do seminário

O Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp) e o Centro de Estudos sobre a China (Cass-Unicamp) foram selecionados para o ciclo de seminários virtuais de pós-graduação do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). A proposta aprovada, feita em cooperação entre as universidades brasileiras, intitula-se “Questões Alimentares no Sul Global: dinâmicas, fluxos e sujeitos entre a América Latina e a Ásia”, com realização no segundo semestre.

Esse seminário trará perspectivas transdisciplinares, sobretudo à luz das Humanidades, sobre as questões ligadas à segurança, à soberania e à justiça alimentar atual no Sul Global, com enfoque nas relações entre América Latina e Ásia. As temáticas serão abordadas em módulos virtuais, a serem ministrados por docentes do Brasil e da China. De acordo com o professor Marcos Costa Lima, coordenador do Instituto de Estudos da Ásia da UFPE, o seminário está em sintonia com as áreas de interesse da entidade. “O Clacso está de olho na questão do racismo, na questão das mulheres, na questão agrária, na educação e outras”, afirma.

Além de Marcos Costa Lima, a equipe responsável pela proposta é integrada por Mariana Yante (UFPE), Mariana Hase Ueta (Unicamp) e Tom Dwyer (Unicamp). O concurso para a seleção de seminários virtuais de pós-graduação do Clacso (ciclo de formação 2021) teve 48 propostas inscritas por professores de centros associados, equipes das redes de pós-graduação e grupos de trabalho do Clacso. Dez propostas de diversos países foram selecionadas para este ano. O resultado foi divulgado na semana passada.

Os seminários virtuais têm como objetivo oferecer formação em diversos campos das Ciências Sociais e das Humanidades, promovendo o pensamento crítico latino-americano e caribenho e o estímulo ao desenvolvimento de perspectivas teóricas e metodológicas para o estudo das realidades regionais e em perspectiva Sul-Sul. Os eventos são voltados a professores, estudantes e representantes de organizações não governamentais (ONGs) e de movimentos sociais.

O Clacso é uma instituição internacional não governamental com status associativo na Unesco, criada em 1967. Atualmente reúne 736 centros de pesquisa e pós-graduação nas áreas das Ciências Sociais e das Humanidades em 51 países da América Latina e outros continentes.

Professor Marcos Costa Lima
marcosfcostalima@gmail.com