UFPE e Prefeitura de Vitória de Santo Antão dialogam sobre parcerias

Entre as propostas discutidas está a instalação de um parque tecnológico no município

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão se reuniram, na manhã de ontem (19), no gabinete do prefeito, na cidade de Vitória. O encontro teve como objetivo dialogar a respeito de parcerias futuras entre a instituição e a cidade, bem como sobre a expansão do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). “Além dos serviços de pesquisa, extensão e ensino que o CAV já realiza, a Universidade pode trazer investimentos que qualificam sua expansão. Ampliam-se e fortalecem-se iniciativas institucionais que repercutem na realidade local”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Foto: Anderson Lima

Encontro foi realizado no gabinete do prefeito

Entre as ações com as quais a Universidade pode contribuir para a cidade estão o estabelecimento de um parque tecnológico; a exemplo do que vem sendo realizado no prédio da Sudene, no Recife; apoio na gestão de resíduos sólidos do município; além do processo de formação permanente de profissionais em todas as áreas, com atualização e aperfeiçoamento; entre outros. “Nossa vontade é de fortalecer ainda mais o CAV. Fortalecemos com a Universidade cada vez mais perto da cidade, com mais jovens estudando na UFPE e a comunidade geral sendo cada vez mais beneficiada com a diversidade de nossas ações”, avaliou o reitor.

Conforme explica o professor José Eduardo Garcia, diretor do CAV, a Universidade e a Prefeitura de Vitória mantêm uma parceira desde a fundação do centro acadêmico. “Essa reunião serviu para reforçar a intenção do CAV em manter seus trabalhos junto à Prefeitura. É muito importante para o CAV ter uma relação próxima, por causa de seus cursos de graduação, com a Secretaria de Saúde e com a de Educação, e a Prefeitura colabora muito com o CAV.”, afirmou ele.

“É de suma importância para o município uma parceria que venha trazer benefícios para a sociedade. A Universidade Federal de Pernambuco tem uma gama de projetos que podem ser instalados em parceria com municípios. A UFPE tem inserção e vida em Vitória de Santo Antão e essa proximidade nos permite mirar o futuro com novos empreendimentos tão bons quanto esse, que impactam o desenvolvimento da cidade durante todo esse tempo em que o CAV está presente aqui”, disse o prefeito Paulo Roberto.

Além do reitor Alfredo Gomes, do professor José Eduardo Garcia e do prefeito Paulo Roberto, a reunião contou ainda com a participação do vice-diretor do CAV, José Antônio dos Santos; e dos assessores do reitor Breno Caldas e Maria Lúcia Barbosa.

Data da última modificação: 21/01/2021, 16:26