Notícias Notícias

Voltar

UFPE e cooperativas de catadores firmam termo de compromisso para destinação de resíduos recicláveis

Cooperativas vão recolher materiais constituídos principalmente de papel, papelão, plástico e metal gerados nas atividades da UFPE

Foto: Divulgação

Representantes das cooperativas e servidoras da UFPE após assinatura dos termos de compromisso

A UFPE realizou, ontem (1º), a assinatura dos termos de compromisso que terão vigência nos próximos dois anos para coleta de resíduos recicláveis no Campus Recife. Durante este período, cinco cooperativas de catadores sediadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima recolherão materiais constituídos principalmente de papel, papelão, plástico e metal gerados nas atividades da UFPE.

De acordo com a engenheira ambiental Lívia Verçosa, da Diretoria de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura da UFPE, a atuação de cooperativas nesse ponto da cadeia produtiva traz benefícios tanto do ponto de vista ambiental, como social. “O valor de venda dos materiais reciclados é rateado pelos cooperados, garantindo sustento para as famílias que têm a reciclagem como sua fonte de renda. Ainda, a UFPE tem a garantia da destinação ambientalmente adequada de seus resíduos, buscando atender a ordem de prioridade na gestão dos resíduos estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, segundo a qual apenas os resíduos que não apresentam possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis são encaminhados para os aterros sanitários. Dessa forma, a UFPE não só contribui para a preservação ambiental como também reduz custos com envio de material para aterro sanitário”, destaca ela.

O processo de habilitação de cooperativas foi conduzido pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), e há estimativa de destinação de 48 toneladas/ano de resíduos recicláveis para as cooperativas habilitadas. A coleta seletiva está consolidada como meta do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPE e atende ao Decreto nº 5.940/2006, que determina a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Mais informações
coopere.dga@ufpe.br

Data da última modificação: 02/02/2022, 17:05