Notícias Notícias

Voltar

UFPE é 34ª melhor universidade da América Latina e 21ª do Brasil no ranking Times Higher Education 2021

São avaliados ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e transferência de conhecimento para a indústria

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a 34ª melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 21ª melhor do Brasil, de acordo com a edição 2021 do ranking de instituições latino-americanas do Times Higher Education (THE). A avaliação leva em conta cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. A UFPE teve nota maior do que a de 2020 em três dos cinco indicadores: citações (de 34,1 para 38,4), perspectiva internacional (de 23,2 para 26,3) e pesquisa (de 66 para 66,9)

O ranking deste ano inclui 177 universidades de 13 países, sendo 67 do Brasil. A melhor universidade da América Latina em 2021 foi a Pontifícia Universidade Católica do Chile, pela terceira vez consecutiva. Ela foi seguida pela Universidade de São Paulo (USP) em segundo lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em terceiro lugar, assim como aconteceu no ano passado.

Fundado em 2004, o Times Higher Education World University Rankings utiliza uma metodologia desenvolvida após mais de uma década trabalhando em consulta com as principais universidades do mundo. Sua equipe de especialistas em dados avalia as universidades de classe mundial em relação a 13 indicadores de desempenho separados, cobrindo toda a gama das principais áreas de atividade de uma universidade.

Data da última modificação: 15/07/2021, 16:57