UFPE disponibiliza pacote Google Workspace Education Plus à comunidade acadêmica

Serviço já está sendo implantado e disponibilizado aos três segmentos da comunidade acadêmica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fechou contrato com o Google, este mês, para a disponibilização do Google Workspace Education Plus à comunidade acadêmica. O novo serviço amplia as funcionalidades do pacote anteriormente utilizado, atendendo às necessidades de comunicação de docentes, estudantes e técnicos administrativos de forma mais completa. O serviço já está sendo implantado e disponibilizado aos três segmentos da comunidade.

O Google Workspace Education Plus traz uma série de aplicativos e funções. Para o Classroom, o destaque são os relatórios de originalidade sem limite com comparação entre os alunos. Os professores podem relacionar os trabalhos acadêmicos às diversas fontes bibliográficas, tais como livros e páginas da web, possibilitando aos docentes uma melhor avaliação dos trabalhos e melhor feedback retornado aos alunos.

Já para o Meet, as características contratadas são: expansão para até 500 participantes; retorno das gravações, salvas no Google Drive; enquetes e sessões de perguntas e respostas; salas temáticas; closed captions (legendas ao vivo) iniciadas pelos participantes; transmissão ao vivo no domínio para até 100.000 pessoas; controles de moderação; lousa interativa digital; planos de fundo personalizados; controle de participação; e cancelamento de ruído.

Além disso, todos os recursos do pacote G Suite, que era utilizado pela UFPE deste 2019 e teve anúncio de descontinuidade pelo Google em dezembro de 2021, estão preservados, como Gmail, Agenda, Meet, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Classroom, Tarefas, Grupos, Drive e Jamboard. Vale lembrar que a adesão ao Google Workspace Education Plus não acarreta nenhuma mudança nos endereços de e-mail institucional da UFPE.

Segundo o reitor Alfredo Gomes, trata-se de um conjunto de serviços com grande capacidade de interação para suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do trabalho administrativo. “É um dos recursos mais avançados e atualizados que temos. E ele tem todas as condições de suprir as necessidades dos membros da comunidade universitária”, reforçou.

“O novo pacote permite melhores recursos para a comunicação institucional, tanto na administração quanto para as questões acadêmicas. Retornamos às gravações e às transmissões ao vivo no Meet, um recurso muito utilizado pela comunidade”, ressaltou o superintendente de Tecnologia da Informação da UFPE, professor Marco Aurélio Benedetti.

A contratação do Google Workspace Education Plus também foi necessária porque, com a descontinuidade do G Suite, o Google realizou a conversão do plano em vigência da UFPE para o Google Workspace Education Fundamentals, que não possui todos os recursos do plano anterior. O investimento no novo contrato foi de R$ 1,8 milhão por três anos de licenciamento.

Em caso de dúvidas e para abertura de chamados, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE disponibiliza a Central de Serviços de TIC. O contato também pode ser realizado pelo telefone (81) 2126.7777.

Data da última modificação: 24/03/2022, 13:30