UFPE dá posse a 26 novos professores

Os docentes vão atuar em oito centros acadêmicos e no Colégio de Aplicação (CAp)

Novos professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tomaram posse em cerimônia realizada na manhã de ontem (11) no Auditório João Alfredo, da Reitoria. Os 26 docentes vão atuar em oito centros acadêmicos e no Colégio de Aplicação (CAp). Os centros acadêmicos contemplados foram o Centro Acadêmico do Agreste (CAA); Artes e Comunicação (CAC); Biociências (CB); Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Ciências da Saúde (CCS); Ciências Médicas (CCM); Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Educação (CE); e o CAp. Os professores prestaram concurso para o cargo de docente da carreira de magistério superior no segundo semestre de 2022. Foram oferecidas 36 vagas, sendo 27 de ampla concorrência, sete reservadas a candidatos e candidatas negras e duas para pessoas com deficiência (PCD).

Fotos: Raiane Andrade

Dirigentes da UFPE recepcionam novos docentes

O reitor Alfredo Gomes, durante a recepção dos servidores, lembrou que a universidade é uma instituição imprescindível à sociedade, voltada para o desenvolvimento do país. Ele frisou que a instituição é responsável por estimular a discussão de grandes temas nacionais e atualizados ligados às diversas áreas de conhecimento. “Estamos aqui para fazer o debate concreto e contribuir. Então, desejo a vocês que possam se engajar no movimento de formação dessa instituição”, ressaltou. Alfredo aproveitou para explicar o processo de realização da consulta para escolha de reitor e vice-reitor, realizada este ano, e reforçou o caráter democrático do pleito, dando destaque para a autonomia universitária.

O vice-reitor Moacyr Araújo, em sua fala de boas-vindas, ressaltou a atual conjuntura da instituição. “Vocês estão chegando num bom momento da Universidade Federal de Pernambuco e num bom momento das universidades federais públicas brasileiras de forma geral. Estamos numa outra conjuntura agora: de valorização da ciência, da educação, da saúde pública, das instituições públicas. Também estamos num momento em que a UFPE está numa das suas melhores fases”, celebrou.

Reitor destaca importância da universidade para a sociedade

O evento também contou com a participação das pró-reitoras de Gestão de Pessoas (Progepe), Brunna Carvalho, e de Graduação (Prograd), Magna Silva, que explicaram aos docentes o papel de cada pró-reitoria. O coordenador de Segurança da Informação e Proteção de Dados (CSIPD), André Souto, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que também esteve presente, apresentou a política e normas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade.

Os docentes devem lecionar nos Departamentos de Anatomia e de Bioquímica do CB; Políticas e Gestão da Educação do CE; Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Informação do CAC; Hotelaria e Turismo, Ciências Econômicas e Ciências Administrativas do CCSA; Química Fundamental do CCEN; nos Núcleos de Ciências da Vida e de Design do CAA; nas áreas de Cirurgia, Medicina Clínica e Clínica Médica do CCM; e no Departamento de Educação Física do CCS.

Seção de Concursos/Progepe

concursos.progepe@ufpe.br