UFPE dá as boas-vindas à comunidade acadêmica para o semestre letivo suplementar 2020.3

Eventos virtuais no YouTube marcaram a volta às aulas nos campi de Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou hoje (24) o semestre letivo suplementar 2020.3 e deu às boas-vindas à comunidade acadêmica por meio de três encontros virtuais, voltados para estudantes dos Campi Recife, Caruaru e Vitória. Os eventos foram transmitidos no YouTube e contaram com a presença do reitor, vice-reitor, pró-reitores, professores, técnicos e estudantes. Todos os vídeos estão disponíveis no canal da UFPE no YouTube.

Na abertura das aulas remotas do Campus Recife, o reitor Alfredo Gomes destacou que o grande desafio foi preparar o semestre de tal forma que fosse possível contribuir para preservar a vida nesse momento que estamos passando. Ele ressaltou a capacidade da UFPE de fazer as mudanças necessárias nesse momento histórico e de grande aprendizado. “Os professores têm a grande tarefa de inspirar os alunos para que eles acreditem no processo de formação crítica”, afirmou.

O vice-reitor Moacyr Araújo afirmou que os alunos responderam de forma muito participativa e houve um grande empenho de todos para que o semestre acontecesse. “Nunca conseguimos construir algo de forma tão coletiva, com discussões e reuniões diárias”, explicou. Para ele, o ensino remoto jamais substituirá o presencial, pois somos seres sociais. “Só conseguiremos voltar à normalidade com a volta ao respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade, à educação, à saúde. Esse deve ser nosso objetivo principal.”

Para o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Neto Gonçalves, o processo de retorno às aulas por meio do ensino remoto foi realizado de forma dialogada com os estudantes desde o primeiro momento, com ampla discussão das demandas dos alunos com os coordenadores e professores. “É uma alegria estar retomando as atividades, dentro das limitações, mas certos de que vamos poder retornar um dia à nossa amada UFPE”, disse.

“A UFPE nunca fugiu do debate e dos espaços democráticos”, afirmou a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Débora Kerolayne. Ela destacou o esforço de todos para não deixar ninguém para trás e desejou que o semestre seja de luta e esperança. A vice-coordenadora do curso de Ciências Sociais, Liana Lewis, disse que o papel dos professores é abraçar os alunos, em especial os de maior vulnerabilidade. "É uma forma de dizer aos nossos alunos que estamos com eles", disse.

O pró-reitor para Assuntos Estudantis (Proaes), Fernando Nascimento, lembrou que as grandes crises da humanidade nos mobilizam para repensar modelos. “A pandemia nos colocou diante de uma nova configuração de mundo”, destacou. “A UFPE dá um exemplo ímpar nesse contexto, um exemplo de democracia”, ressaltou. O professor frisou a grande preocupação com a inclusão dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica na hora de pensar o semestre suplementar.

“Esse é um momento de resistência e resiliência produtiva e positiva”, afirmou a pró-reitora de Graduação (Prograd), Magna Silva. Segundo ela, a adesão foi massiva: o semestre conta com mais de 25 mil estudantes matriculados, 2.259 disciplinas oferecidas e 1.906 docentes engajados. Ela lembrou a ênfase à imersão na formação docente, inclusive por parte dos alunado. “Os estudantes se apropriaram do processo de ensino e aprendizagem, em uma perspectiva de que a construção do conhecimento se dá de forma dialógica.”

CARUARU – O diretor do Campus Caruaru, professor Manoel Guedes, falou sobre a retomada qualificada das aulas na instituição. “Houve de fato um grande debate e uma grande construção coletiva, pois a UFPE não poderia começar de qualquer jeito”, afirmou. Ele lembrou que esta semana acontece o evento Integra CAA, com uma programação pensada para motivar toda a comunidade acadêmica. “Todas as ferramentas foram construídas para chegar ao período com qualidade e retomar o semestre com alegria.”

VITÓRIA - No Campus Vitória, 87% dos estudantes se matricularam no semestre, de acordo com diretor, professor José Eduardo Garcia. “É um número bastante significativo, que mostra que os estudantes estão dispostos a encarar esse desafio”, destacou. A grande maioria dos professores ofereceu disciplina e ele afirma que observa em todos um sentimento de querer fazer o melhor possível. “A universidade é o lugar da experimentação e do conhecimento, não apenas para os estudantes, mas para todo mundo”, afirmou ele.

Data da última modificação: 24/08/2020, 20:22