Notícias Notícias

Voltar

UFPE contará com aulas exclusivamente remotas por três semanas a partir do próximo dia 31, excetuando as práticas profissionais que são realizadas presencialmente

Decisão ad referendum do Cepe foi tomada pelo reitor Alfredo Gomes, a partir de diálogo com a comunidade acadêmica

O reitor da UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade, professor Alfredo Gomes, decidiu hoje (24), ad referendum do Cepe, pela alteração da oferta dos componentes curriculares propostos no formato presencial (com hibridização de atividades) para o formato exclusivamente remoto, por três semanas, a contar do dia 31 deste mês, data de início do semestre 2021.2.

Os três formatos previstos na resolução aprovada em novembro para o ensino de graduação continuam em vigor; no entanto, o que estava programado no formato presencial (com hibridização de atividades) funcionará remoto durante este período. A carga horária dos componentes curriculares, nestas três semanas, deverá ser distribuída entre atividades síncronas e assíncronas, observando-se o percentual de 70% síncronas e 30% assíncronas, como já disposto no Art. 5º da Resolução nº 28/2021, do Cepe.

Os Colegiados de Curso deverão aprovar a Proposta Pedagógica com base na Resolução CNE/CP nº 02, de 5 de agosto de 2021, adequando o seu Projeto Pedagógico de Curso a esta decisão. Esta medida não se aplica aos componentes curriculares configurados como práticas profissionais (laboratórios, atividades em clínicas e/ou similares e estágios obrigatórios).

Nas últimas semanas, ocorreram reuniões com coordenações de cursos, setores de assessoria pedagógica, Diretorias de Centro, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) e GT de Enfrentamento à Covid-19, que conta com professores e servidores técnico-administrativos da instituição. A reunião com as coordenações de curso, iniciada hoje (24) pela manhã, estendeu-se pela tarde, e contou com a participação de especialista em infectologia e representação da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, consubstanciando a decisão tomada.

A decisão considerou: o disposto no parágrafo 4 do Art 1º da Resolução nº 28/2021 do Cepe, o diálogo com a comunidade acadêmica; as reuniões do GT de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE e o cenário atual da pandemia do novo coronavírus.

 

Data da última modificação: 25/01/2022, 16:43