UFPE constitui fórum para construir plano de segurança para a Universidade

Fórum foi constituído no dia 14 durante reunião com participantes da UFPE, das polícias Civil e Militar, Bombeiros, Dnit, MPF e movimento negro e LGBTQI+

Construir, de forma conjunta, alternativas para tornar a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) um ambiente mais seguro para estudantes, servidores e sociedade em geral. Esta é a proposta da implementação do Fórum de Segurança da UFPE, cuja primeira reunião foi realizada, de forma remota, no último dia 14.

O encontro foi conduzido pelo reitor Alfredo Gomes e contou com a participação de pró-reitores, diretores e representantes de centros acadêmicos e membros da Segurança Institucional da UFPE, do movimento negro e LGBTQI+ e das Casas dos Estudantes, além de nomes da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Ministério Público Federal (MPF), entre outros.

“Somos uma instituição que reúne 40 mil estudantes, quatro mil técnicos e quase três mil professores. Mais as pessoas que trabalham nas empresas terceirizadas, as vinculadas ao Hospital das Clínicas e o volume de pessoas que trabalham no entorno da Universidade, o que nos torna a região com o segundo maior volume de pessoas empregadas no Recife. A primeira é o Porto Digital”, explicou o reitor, na abertura da reunião. “O que pretendemos é congregar as pessoas que atuam e pensam a questão da segurança para que possamos estabelecer um fórum e conversar com todos os segmentos, com a diversidade da Universidade”, completou.

Nesse primeiro encontro, os participantes trouxeram sua vivência no tocante ao tema, tanto na Universidade e seu entorno como em relação à segurança nos espaços públicos como um todo. “A Universidade é muito diversa. Por isso, temos que olhar essa problemática da segurança de forma conjunta, para termos a estruturação de um plano com diretrizes centrais que contemple ações de curto, médio e longo prazo”, disse Alfredo Gomes, ressaltando a troca da iluminação interna do Campus Recife, em parceria com a Celpe, como uma das iniciativas realizadas no sentido de trazer mais segurança para o ambiente universitário.

Como resultado do primeiro encontro do Fórum de Segurança da UFPE, foi deliberada a criação de um Grupo de Trabalho, que ficará responsável pela criação de uma proposta inicial de um Plano de Segurança a ser apresentada daqui a dois meses para ser discutida pelos demais membros.

Data da última modificação: 17/08/2020, 16:44