UFPE conquista conceito máximo (5) em avaliação de recredenciamento institucional do Ministério da Educação

O conceito institucional atual da UFPE tem validade de dez anos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ato Administrativo de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), cujo resultado foi publicado no dia 27 de março. Assim, a UFPE supera o seu conceito anterior (nota 4), obtido na avaliação realizada em 2011. Além disso, a instituição confirma sua excelência acadêmica e renova esta modalidade de ato autorizativo junto ao MEC, que permite o funcionamento de uma instituição de Ensino Superior (IES).

O reitor Alfredo Gomes comemorou o resultado, atribuindo o êxito ao empenho e à dedicação de toda a comunidade acadêmica. “Nós estamos felizes com o resultado obtido. Gostaríamos, então, de agradecer a todos os professores e professoras, técnicos e técnicas e aos nossos estudantes de graduação e pós-graduação pelo êxito e pela nota conquistada. Sem a dedicação de vocês, sem o compromisso de vocês não faríamos da nossa universidade uma universidade de excelência como temos feito nos últimos anos”, afirmou.

“Apesar de todos os desafios enfrentados nestes últimos anos, nós conseguimos ter realmente um ensino de excelência para a comunidade acadêmica”, disse o procurador educacional institucional (PI) da UFPE, Rodrigo de Oliveira Simões, que também é diretor estratégico de Planejamento, Avaliação e Gestão. Para ele, o tripé ensino-pesquisa-extensão e a adoção das boas práticas de gestão são pontos fortes da Universidade.

O pedido de recredenciamento institucional é protocolado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo. Entre as várias etapas processuais, destacam-se as informações fornecidas pela IES por meio de formulário eletrônico preenchido pelo PI no portal e-MEC. Esses dados são resumidos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

Após o preenchimento do formulário, a IES passa pela avaliação externa in loco realizada por uma comissão composta por três avaliadores do MEC. Devido à pandemia da covid-19, o MEC regulamentou a visita, de forma definitiva, para o formato on-line, incluindo reuniões em plataformas digitais e visitas virtuais aos espaços universitários, como laboratórios, salas de aula, bibliotecas, entre outros. Ao final do processo avaliativo, são gerados o relatório e o conceito institucional, que vai de 1 a 5.

O conceito institucional atual da UFPE tem validade de dez anos. Ao final do ciclo, a Universidade deverá solicitar uma nova avaliação ao MEC. “É de extrema importância que a UFPE tenha obtido o conceito institucional 5 no Ato Administrativo de Recadastramento Institucional para o funcionamento da Universidade nas modalidades de ensino presencial e em EAD [educação a distância], principalmente, porque isso representa o esforço coletivo de toda comunidade e o diálogo necessário na construção de uma instituição forte. Agora, temos dez anos pela frente para aprofundar os processos de avaliação institucional e garantir que todas as instâncias participem ativamente desde momento tão importante”, declarou a pró-reitora de Graduação, Magna Silva.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, este conceito mostra a qualidade da UFPE e seu importante papel social. “Os indicadores utilizados para a pós-graduação também demonstram que internamente nós temos uma política de apoio aos programas no que diz respeito a alunos bolsistas, estrutura curricular dos programas de pós-graduação, egressos, que são formados mestres e doutores, e, principalmente, inserção social dos nossos estudantes, uma vez que concluem os cursos”, reiterou.

A UFPE possui três campi (Recife, Vitória e Caruaru); 107 cursos presenciais de graduação; e 146 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), distribuídos em 94 programas.

EAD – A Universidade Federal de Pernambuco também obteve o conceito institucional 5 no primeiro Ato Administrativo de Recredenciamento Institucional referente à modalidade educação a distância (EAD). A avaliação foi realizada em 2022, e o resultado foi divulgado no mesmo ano. Atualmente, são ofertados oito cursos de graduação a distância.

Data da última modificação: 12/04/2023, 15:14