UFPE atualiza manual de identidade visual da instituição

A Universidade Federal de Pernambuco apresenta um novo manual de identidade visual para orientar e guiar a elaboração de peças gráficas em todos os níveis da instituição. Elaborado pela Diretoria de Comunicação (Dircom), unidade vinculada à Superintendência de Comunicação (Supercom), o manual registra a história e simbolismo do brasão, prevendo seu uso associado a todas as unidades e ações institucionais com harmonia estética. Essa é a primeira atualização que o manual recebe em 16 anos.

O manual foi concebido de acordo com os valores institucionais representados visualmente pela marca principal - o brasão. O principal objetivo é padronizar a comunicação institucional em alinhamento com as estratégias de gestão da Universidade e com os critérios técnicos do design gráfico, como pregnância, uniformidade, flexibilidade, viabilidade técnica, dentre outros.

O novo documento é resultado de um esforço de pesquisa árduo, que se baseou nas principais tendências de design gráfico da atualidade e também no estudo de uso de marca de universidades de todo o mundo. “O novo manual de identidade visual da UFPE se propõe a alçar a Universidade ao patamar de outras grandes instituições de ensino do Brasil e do mundo com estruturas organizacionais semelhantes a nossa. O objetivo do documento é fortalecer a marca da Universidade junto a sociedade através de conceitos como identidade e limpeza visual”, como explica o coordenador de Design da Dircom, André Xerem.

A ideia é possibilitar a identificação imediata de um setor como pertencente à Universidade. A marca principal foi valorizada em todas as suas diferentes aplicações, no intuito de retratar uma marca unificada e coesa. “A atualização do nosso manual foi realizada após muito trabalho de pesquisa e focada em divulgar para a comunidade acadêmica que todos os setores da UFPE fazem parte de uma mesma instituição e que a marca e a identidade visual da universidade precisam ser fortalecidas. Assim contamos com a colaboração de todos para que as diretrizes definidas sejam respeitadas,” afirma a designer Sandra Chacon, uma das servidoras responsáveis pela condução do processo.

Além do manual, a Dircom também disponibiliza as assinaturas institucionais de pró-reitorias, superintendências e centros acadêmicos. O setor está à disposição da comunidade acadêmica para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as melhores práticas e usos da marca.

ORIGENS DO BRASÃO - A figura do leão do norte, originalmente estampado no brasão de Duarte Coelho, datado de 1548, é um símbolo que remonta à história de luta do povo pernambucano, como a Batalha dos Guararapes e as revoluções Praieira e dos Mascates. Três chamas que, quando foram concebidas, representavam as áreas do conhecimento que deram início a história da UFPE - humanas, saúde e exatas. E o lema Virtus impavida (virtude impávida) está escrito em seu listel.

Neide Câmara Grant criou uma proposta de redesenho do brasão

De acordo com a professora Neide Câmara Grant, do Departamento de Design da UFPE, o primeiro brasão da Universidade Federal de Pernambuco foi desenhado por volta de 1950. Na década de 1980, ao desenvolver um projeto de sinalização da Universidade, com o professor Clóvis Parísio e o designer Domingos Sávio, ela, como responsável pela atualização da marca, criou uma proposta de redesenho do brasão e de suas aplicações, com maior equilíbrio do uso das três cores.

“O brasão foi redesenhado respeitando as definições dos elementos originais de comunicação. e definindo as cores e a tipografia básica. O Sistema de Identidade Visual da UFPE passou a ser implantado pela editora na aplicação a impressos da administração central, centros, departamentos e núcleos da UFPE”, explica ela.

A marca foi renovada novamente na década de 1990. O brasão foi redesenhado, prezando pela simplificação dos traços, ocasionando mudança no estilo e posição do listel. As cores prata e dourado foram substituídas por preto e cinza, e a cor vermelha foi atualizada para o bordô. Em vez das áreas de conhecimento, as três chamas passam a representar pesquisa, ensino e extensão, interpretação mais abrangente do papel da universidade pública na sociedade.

Essa versão do brasão é a atualmente em uso, e apresenta duas variações, cuja aplicação é determinada pelo nível de oficialidade ou pelo espaço ocupado pela imagem no layout onde será aplicada.

Data da última modificação: 25/11/2022, 14:02