UFPE atualiza a comunidade sobre serviço de testagem permanente para covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atualiza, a partir desta semana, o funcionamento do serviço permanente de triagem para testagem de covid-19 em seus três campi. O serviço funciona por demanda espontânea nas segundas-feiras e quintas-feiras e é voltado para professores, técnicos, estudantes, estagiários e servidores terceirizados com sintomas suspeitos de covid-19 ou que tenham tido contato próximo direto com pessoa acometida pela doença. O Hospital das Clínicas da UFPE também integra o público que será atendido pela iniciativa.

Para ser atendido, é necessário preencher formulário eletrônico disponível aqui e, no dia da testagem, levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de vínculo com a UFPE. A coleta do material será realizada por meio de swab nasal ou nasofaríngeo para testagem molecular com a técnica RT-PCR, quando recomendado pelo setor de triagem. Recomenda-se que a testagem ocorra a partir do terceiro dia do início dos sintomas.

O resultado da testagem será disponibilizado pelo e-mail indicado no formulário on-line em até 48 horas, salvo exceções, como fim de semana e feriados, entre outras ocorrências. O serviço não é realizado nos fins de semana e feriados.

FUNCIONAMENTO – No Campus Recife, o serviço de triagem atenderá a comunidade acadêmica sem necessidade de agendamento prévio. Os atendimentos serão realizados às segundas e quintas-feiras, das 9h às 10h30, no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG). O Nupit fica localizado no 1º andar do prédio da Dine, próximo à Casa do Estudante Universitário Masculina.

Nos centros acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória (CAV), é necessário realizar agendamento prévio e aguardar o retorno da equipe de testagem, por e-mail, confirmando dia e horário de comparecimento ao serviço. No CAA, os atendimentos ocorrem às quartas, das 9h às 10h30, na Unidade de Saúde, ao lado do Restaurante Universitário. No CAV, os atendimentos são realizados no mesmo dia, só que no horário das 13h às 14h30, no Laboratório de Urgência e Emergência (Bloco B).

CASOS COM SINAIS DE GRAVIDADE – O serviço de triagem não abrange agendamento para casos suspeitos com sinais de gravidade para covid-19. Nesses casos, a pessoa deve procurar serviços de emergência/urgência da rede de saúde. São sinais e sintomas graves: pressão persistente no tórax, coloração azulada de lábios ou rosto, desconforto respiratório, alteração da consciência e dificuldade para se alimentar, entre outros.

NUPIT SG – O serviço de testagem para detecção da covid-19 vem sendo realizado de forma ininterrupta pelo Nupit SG desde maio de 2020. Desde então, já foram realizados mais de 120 mil testes do tipo RT-PCR. A testagem da comunidade interna teve início em julho do mesmo ano, com destaque para o suporte às Casas do Estudante Universitário e ao Hospital das Clínicas. O serviço sempre manteve funcionamento desde sua abertura para a comunidade, com atualizações de demanda espontânea, agendamento prévio e atendimento a familiares dos comunitários.

agendamentotriagemcovid@gmail.com

Data da última modificação: 07/03/2023, 16:20