UFPE atua para fortalecer canais de cooperação universitária internacional em francês na América Latina

O vice-reitor e o diretor de Relações Internacionais da UFPE, professores Moacyr Araújo e Madson Góis Diniz, participaram, entre 28 e 30 de abril, da terceira assembleia geral da Conferência Regional de Reitores de Universidades Latino-Americanas da AUF (Crula) 2021, realizado virtualmente a partir da Universidad del Valle (Cali, Colômbia).

No total, participaram do encontro 29 universidades de nove países latino-americanos – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana Francesa, México, Peru e Uruguai. Seu principal objetivo era identificar e fortalecer caminhos para a cooperação universitária internacional em francês na América Latina. Segundo o vice-reitor, a AUF é organismo fundamental para internacionalização da UFPE. “Nosso compromisso é estreitar essa relação, permitindo uma abertura para a pesquisa, inovação, governança, extensão.”

Durante as três manhãs de reuniões, 52 participantes puderam ouvir 16 palestrantes durante cinco workshops temáticos que forneceram uma atualização sobre as múltiplas questões de gestão nas universidades, um ano antes do início da pandemia. Os debates, ricos em ideias e na troca de experiências, permitiram vislumbrar as particularidades locais e as principais tendências continentais. "A UFPE tem uma trajetória consolidada com a francofonia e é imperativa a ressignificação dessas parcerias na América Latina, partindo do debate da sustentabilidade e da Agenda 2030”, afirmou Madson Diniz.

Data da última modificação: 07/05/2021, 20:01