UFPE assina protocolo de intenções com a Câmara de Vereadores de Caruaru

Parceria tem como objetivo promover o intercâmbio sociocultural entre a Superintendência da TV Câmara e a UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Câmara de Vereadores de Caruaru firmaram protocolo de intenções visando a exibição do acervo audiovisual produzido pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE na TV Câmara de Caruaru. O acordo foi assinado na manhã da última sexta-feira (7), em evento realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo reitor Alfredo Gomes e pelo presidente da Câmara, Bruno Lambreta. O ato foi transmitido em tempo real pelo canal da emissora no YouTube.

Foto: Anderson Lima

Reitor Alfredo Gomes participou do evento realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal

A parceria tem como objetivo promover o intercâmbio sociocultural entre a Superintendência da TV Câmara e a UFPE, compreendendo as áreas de comunicação institucional e acadêmico-científica, vinculação e produção audiovisual de projetos de extensão e ensino. Isso será possível a partir do compartilhamento de um acervo formado por programas, documentários e filmes de longa e curta-metragem produzidos pelos estudantes do curso de Comunicação do CAA.

“Esse documento é muito importante para a UFPE, pois vai permitir o processo de produção de conhecimento para ser veiculado na TV Câmara de Caruaru. Também gera a oportunidade de a gente poder fazer um convênio mais amplo, envolvendo, entre outros espaços, nosso Núcleo de Rádio e TV, para que a gente também possa trazer o material produzido pela Universidade, nossas matérias de maneira geral, para serem veiculadas aqui na região”, explicou o reitor Alfredo Gomes.

Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes compartilhou algumas iniciativas institucionais voltadas para a população de Caruaru e também para o fortalecimento do CAA, a exemplo dos testes RT-PCR, da retomada da Licenciatura Intercultural Indígena e da instalação de usina de energia fotovoltaica no campus. Para o vereador Bruno Lambreta, é de grande importância o acordo firmado entre a UFPE e a Câmara. “Ele é fundamental para que a gente possa unir as duas instituições, para levar conhecimento para a população de Caruaru e do Agreste”, disse Bruno.

“É muito importante a Universidade se aproximar da sociedade, e todas as ações, pelo caminho da pesquisa, do ensino e da extensão, que provoquem essa aproximação são extremamente relevantes. Afinal, a Universidade existe para a sociedade”, avaliou o diretor do CAA, professor Manoel Guedes, que também esteve presente na cerimônia de assinatura. Conforme explicou Manoel, o acordo envolve tanto o material já pronto como também a geração de novos conteúdos, somando um total de duas horas de produção semanal a serem exibidas na emissora. “É um espaço interessante para a universidade poder difundir o conhecimento, a produção científica. E também para podermos aproximar a Universidade da sociedade”, avaliou.

Data da última modificação: 11/05/2021, 15:28