Notícias Notícias

Voltar

TVU abre espaço para a produção independente

Série de reportagens, curta-metragem, documentários e programa musical foram selecionados por meio de edital

Fomentar a produção audiovisual pernambucana e dar visibilidade a obras realizadas por produtores independentes são iniciativas que o Núcleo de TV e Rádios (NTVRU) da UFPE tem viabilizado por meio de editais de conteúdo. Neste final de ano e até a primeira semana de janeiro, a TVU (canal 11.1) leva ao ar os projetos aprovados na Chamada Pública 2022, garantindo uma janela de exibição para os realizadores e a representatividade da sociedade na programação da emissora.

Foto: Divulgação

Série “Artistas da Sé” narra o cotidiano de artesãos que usam as ruas de Olinda como ateliê 

As produções começaram a ser veiculadas em 12 deste mês e seguem ocupando espaços nobres da programação até o dia 6 de janeiro. Em “Artistas da Sé”, cuja estreia foi no dia 19 deste mês, por exemplo, o diretor Leokarcio Cavalcanti contou com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizados pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, para criar documentários de curta duração que são embalados pela música e paisagem olindenses. Em três episódios, ele nos apresenta artesãos que usam a calçada do mirante da Sé como ateliê. São histórias de arte e de vida de Marta Alessandra, Arthur Luiz e Paulo César, o Rasta da Sé.

Representando uma variedade de gêneros e formatos, os programas que chegam ao público abordam temas como direitos urbanos, herança cultural, produção musical contemporânea e saberes tradicionais populares, entre outros assuntos. Tem cicloativismo na série “Videoteca da Ameciclo”, do produtor Renato Zerbinato. Maiara do Nascimento leva ao público sua investigação particular em torno do passado e do presente da sétima arte, na série de reportagens “Cinemas de Rua do Recife”.

Os outros destaques da programação vinculada ao edital são o curta-metragem “Quintal Verde”, de Luiz Felipe dos Santos, que convida a conhecer as ervas medicinais e a sabedoria de Dona Bia; o “Especial Musical À Vontade”, produzido por Alexandre Nascimento, com participação de Una, Juliano Holanda, Sam Silva e Jonatas Onofre; e o documentário “Arte Urbana por Elas”, de Eudaldo Rocha, que aborda a experiência feminina na arte do grafite em Aracaju (Sergipe).

Programa a programa, a grade viabilizada pela produção independente contribui para a proteção do patrimônio material e imaterial, regional e nacional. As atrações ocupam uma faixa de programação entre o final da tarde e início da noite, com exibições de segunda a sexta-feira, nos horários das 17h e 19h50.

Data da última modificação: 26/12/2022, 10:19