Turma de Cinema e Audiovisual da UFPE apresenta exposição fotográfica “Espelhos”

Exposição será aberta hoje (4) e ficará em cartaz até o dia 30 de junho, no Instituto de Arte Contemporânea da UFPE, localizado na Rua Benfica, 157, Madalena

Espelhos é o tema da exposição fotográfica que abre hoje (4), às 18h, no Instituto de Arte Contemporânea da UFPE, localizado na Rua Benfica, 157, Madalena. Idealizada e realizada pela turma de Introdução a Fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, o tema convida a repensar e questionar, tanto figurativamente quanto literalmente, o conceito de reflexo, imagem e verdade.

A mostra é aberta ao público, com entrada gratuita. Conta com 57 imagens e 21 subtemas dentro da ampla proposta, onde cada um dos discentes buscou explorar o imagético subjetivo, social e pessoal que há no elemento refletor através das lentes fotográficas. A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A orientação e curadoria é da professora Fernanda Capibaribe, do Departamento de comunicação Social da UFPE.

Resumo

O que vemos através do espelho? No cinema, o espelho é um artefato do confronto direto com a câmera. Produzindo uma reflexão especular, é usado como artefato que reafirma o olhar do personagem que mira a si mesmo, mas também como elemento de desassociação psicológica, revelação de desejos, ou como ponte com duplicatas e alter egos de uma personagem, como é o caso de seu uso em filmes expressionistas, por exemplo. O espelho reflete ao mesmo tempo ambiguidade e suspense, mesmo em cenas onde a imagem parece meramente o reflexo puro de uma ação. Possui, ainda, a possibilidade de construir imagens ilusionistas. Trata-se, portanto, de um artefato literal e direto de reflexão, que pode tanto aludir a subjetividades, quanto a constructos sociais. Sem emitir uma palavra, o espelho demonstra e desmascara: ele nos mostra aquilo que não somos capazes de ver – nosso próprio reflexo.

Orientação e curadoria: Fernanda Capibaribe
Monitoria: Laura Castor
Fotografias:
Adryan Silva, Antônia Lacerda, Antonio Xalegre Magalhães, Beatriz Freire, Bento Geammal, Bernardo da Bôaviagem, Bruno Araujo, Betânia Fernandes, Caio Israel, Gabriel Paes Barreto, Gabriel Theodoro, Geraldo Espíndola, Guilherme Justino, Gustavo Ernandes, Helena Sampaio, Hugo França, Isadora Clemente, João Francisco de Oliveira, João Freitas, Karla Cristinny, Katyane Alves Pimentel, Lorena Sampaio, Lucas Richard, Lucas Souto, Lucielly Silva, Luiz Antônio, Luiz Armando, Maria Luiza Felipov, Nathalie Almeida, Rayssa Xavier, Robson Gabriel, Thauã Arruda e Vinícius Leonam

Data da última modificação: 04/05/2023, 15:24