Transplante renal será o tema da Reunião Científica amanhã (30)

A Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas se dedicará a discutir os procedimentos para o transplante renal, amanhã (30). O encontro, que tem frequência mensal, é promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC e ocorre regularmente na última quarta-feira de cada mês no Auditório Professor Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco, das 7h às 8h. O palestrante será o médico nefrologista Guilherme Danzi, que é integrante da equipe de transplante renal do Serviço de Nefrologia do hospital.

Segundo a chefe do Setor de Gestão do Ensino e Extensão, Patrícia Madruga, a escolha do tema para o evento baseia-se na necessidade de uma equipe multidisciplinar para a realização do transplante, havendo assim a possibilidade de muitos residentes estarem envolvidos neste processo. “É um assunto muito relevante. Por isso, queremos mostrar aos nossos residentes a importância da equipe multiprofissional em processos como o enxerto de órgãos, em específico o rim, já que possuímos Programas de Residência Médica em Nefrologia, Urologia e Cirurgia Vascular, especialidades necessárias neste tipo de intervenção”, salienta Patrícia.

Sobre o objetivo do evento, Patrícia Madruga ressalta que é necessário preparar os residentes para dar o suporte que irão precisar os transplantados, pois estes, após a intervenção tornam-se pacientes crônicos do hospital. “Após o enxerto de órgão, os pacientes precisam retornar de maneira constante para as revisões e possíveis procedimentos que se façam necessários, assim, é necessário que os profissionais em formação tenham conhecimento sobre o que fazer no atendimento pré-transplante, durante o procedimento e o acompanhamento pós-operatório”, finaliza.

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:50