Tragédia das chuvas no Recife é o tema do Documenta UFPE deste mês

Os entrevistados são os docentes Roberto Quental (Engenharia Civil), Osvaldo Girão (Ciências Geográficas) e Moacyr Araújo (Oceanografia), todos da Universidade

As chuvas que atingiram de forma intensa a Região Metropolitana do Recife, em maio de 2022, vitimaram cerca de 130 pessoas. O Documenta UFPE deste mês traz uma análise a respeito das causas, dos fatores climáticos, geográficos e geológicos que afetam a cidade e que contribuem para que desastres como este ocorram, ano após ano, sem que haja uma solução definitiva. As mudanças climáticas podem explicar o volume de chuvas ocorrido naquele fim de semana? Quais as responsabilidades e os desafios do poder público para tirar moradores de áreas de risco? Temos um plano a longo prazo? Três professores da UFPE, de diferentes áreas do conhecimento, nos ajudam a entender como o aquecimento global e as questões da habitação precária fazem da paisagem recifense um risco aos moradores de classes mais vulneráveis. Os convidados deste episódio são os docentes Roberto Quental, do Departamento de Engenharia Civil e coordenador do Laboratório de Redução de Riscos e Desastres (LabRRiD); Osvaldo Girão, do Departamento de Ciências Geográficas; e Moacyr Araújo, vice-reitor da Universidade e professor do Departamento de Oceanografia da UFPE. Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo.

Produção e Reportagem: Eliza Brito e Amanda Dantas
Imagens e Edição: Bernardo Sampaio