Trabalho sobre zika ganha Prêmio Péter Murányi - Saúde 2018

O trabalho foi realizado por cinco pesquisadores, dos quais dois são vinculados à UFPE

O estudo intitulado “Associação entre infecção pelo zika vírus e microcefalia”, do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (Merg), foi o vencedor da 17ª edição do Prêmio Péter Murányi - Saúde 2018. A cerimônia de  premiação será no dia 26 de abril, às 19h30, no espaço Apas, na cidade de São Paulo. O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Celina Maria Turchi Martelli, Demócrito de Barros Miranda Filho, Laura Cunha Rodrigues, Ricardo Arraes de Alencar Ximenes (UFPE) e Thalia Velho Barreto de Araújo (UFPE).

A Fundação Péter Murányi, criada em 1999, tem o objetivo de reconhecer e premiar trabalhos que, de forma inovadora, melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento. Nesse intuito, a fundação já entregou 16 prêmios anuais, alternados, nas áreas de: Saúde, Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Alimentação e Educação.

O Merg é uma equipe de pesquisadores que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil. Os principais objetivos da equipe são o desenvolvimento de pesquisas e a análise de dados epidemiológicos. Os profissionais são ligados a diversas instituições: UFPE, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz-PE), UPE, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Da UFPE, fazem parte do grupo os pesquisadores Ricardo Arraes Alencar Ximenes, Thalia Velho Barreto Araujo, Sandra Valongueiro, e Ana Paula Melo.

Data da última modificação: 05/03/2018, 13:56