Notícias Notícias

Voltar

Trabalho do grupo de pesquisa em Radioecologia da UFPE é publicado em revista inglesa

O trabalho aborda a presença de radioisótopos naturais nos microprocessadores utilizados em microcomputadores pessoais.

O artigo “Natural radionuclides in eletronic waste: an initial approach” foi publicado na revista Environmental Technology da editora inglesa Taylor & Francis, revista classificada como A1, a mais alta categoria no Sistema Qualis de classificação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho foi produzido pelo grupo de pesquisa em Radioecologia (RAE) do Departamento de Energia Nuclear (DEN), liderado pelos docentes Romilton dos Santos Amaral e José Araújo dos Santos Júnior. O trabalho pode ser conferido on-line.

Os outros autores do artigo são o doutorando e servidor técnico-administrativo da UFPE Arykerne Nascimento Casado da Silva, o mestre e também servidor técnico-administrativo Carlos Alberto Alves Barreto e o professor José Wilson Vieira do IFPE. O trabalho aborda a presença de radioisótopos naturais nos microprocessadores utilizados em microcomputadores pessoais.

Alguns radionuclídeos estão presentes em traços na matéria-prima de dispositivos eletrônicos que sofrem obsolescência e são descartados de maneira inadequada. Computadores pessoais obsoletos tornam-se resíduos eletrônicos e podem conter contaminantes ambientais potenciais. Além disso, pode haver uma preocupação adicional: a emissão de radiação ionizante. O estudo teve como objetivo avaliar qualitativamente a possibilidade de partículas alfa e beta e raios gama atingir de alguma forma os trabalhadores envolvidos no manejo de tais resíduos. Usando o método de espectrometria gama, foi analisado um conjunto de dez microprocessadores retirados aleatoriamente de placas-mãe incorretamente descartadas. A análise resultou na ocorrência de radioisótopos primários nos microchips.

Data da última modificação: 13/07/2017, 15:59