Notícias Notícias

Voltar

Tese defendida na Pós-Graduação em Antropologia da UFPE torna-se e-book

Obra, lançada pela EDUFT, analisa as relações identitárias e territoriais da Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente, no Tocantins

Uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE tornou-se e-book, lançado este mês. Trata-se do livro “Identidade e Territorialidade na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente – Tocantins”, de autoria de Rita de Cássia Domingues Lopes, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa, defendida em 2019, teve orientação do professor Peter Schröder (UFPE). O trabalho ganhou um edital da UFT para a publicação da tese como e-book.

A obra, lançada pela EDUFT, analisa as relações identitárias e territoriais da Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente, localizada no Rio Araguaia, em Araguatins, no Tocantins. Além de discutir a questão da ocupação agrária na região do Bico do Papagaio, contextualiza a presença negra no estado, faz a etnografia da comunidade para compreender o processo de construção da identidade, as categorias de identificações locais (quilombola e remanescente) e a territorialidade partindo dos vínculos com a terra, com as águas (rio e lagoas) e as relações de parentesco/afinidade que unem as famílias.

Mais informações
Professor Peter Schröder

pschroder@uol.com.br

Data da última modificação: 21/12/2020, 15:32