Notícias Notícias

Voltar

Tese de doutorado da UFPE conquista o 2º lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Congresso da SBC

O trabalho de Paulo Freitas foi orientado por Divanilson Campelo (UFPE) e coorientado por Georges Kaddoum (ÉTS, Canadá)

A tese “Towards Intelligent Security Mechanisms for Connected Things” desenvolvida por Paulo Freitas, docente e ex-aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE, e orientada pelo professor Divanilson Campelo, do CIn-UFPE, e Georges Kaddoum, da École de Technologie Supérieure (ÉTS, Canadá), foi premiada como a segunda melhor tese nacional no 37º Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). A honraria foi entregue em Brasília, Distrito Federal, durante a realização do evento de 21 a 25 deste mês.

O trabalho busca melhorar a segurança nas redes de conectividade sem fio e seus múltiplos objetos conectados. Para isso, propõe novos Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS, no inglês) não supervisionados que buscam detectar ataques conhecidos e desconhecidos, reduzindo os tempos de detecção em comparação com abordagens preexistentes. Além disso, também avalia a segurança de sistemas que utilizam modelos de aprendizagem de máquina e propõe um mecanismo de defesa para proteger classificadores de modulação de ataques adversariais, diminuindo com sucesso a redução de acurácia causada por diferentes técnicas de ataques. Com isso, a tese avança o estado da arte da área da segurança considerando os problemas de ciberataques e ataques adversariais.

A tese também foi vencedora, em maio de 2024, do Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2024, sendo consagrada como a melhor tese de doutorado brasileira de 2023 na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.

O 37º CTD do CSBC premiou as melhores teses e dissertações nacionais da área de Computação que foram defendidas em 2023. As teses submetidas ao CTD foram revisadas e analisadas por, no mínimo, três especialistas e selecionadas por um Comitê de Avaliação para serem apresentadas no evento. A premiação final foi realizada com base nos resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, bem como no potencial de impacto no estado da arte da área de Computação e no contexto social. A qualidade da apresentação oral do trabalho também foi avaliada.

Paulo Freitas de Araújo Filho é engenheiro eletrônico e mestre em Ciência da Computação pela (UFPE), doutor em Ciência da Computação pela UFPE e também doutor em Engenharia Elétrica pela École de Technologie Supérieure (ÉTS, Canadá). Desde 2023, atua como docente do Centro de Informática da UFPE. Seus principais interesses de pesquisa são em cibersegurança, sistemas de detecção de intrusão, inteligência artificial, deep learning, ataques adversariais e objetos conectados. 

Data da última modificação: 30/07/2024, 14:53