Notícias Notícias

Voltar

Terceira edição do evento Vozes Indígenas tem debate sobre o tema “O indigenismo na UFPE: 40 anos do NEI”

Evento ocorrerá na sexta-feira (21), às 17h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade

Na terceira edição do evento Vozes Indígenas, o debate contempla aspectos da trajetória do Núcleo de Estudos Indígenas da Universidade Federal de Pernambuco (NEI-UFPE). Na sexta-feira (21), às 17h, as professoras Stella Teles (UFPE) e Katia Nepomuceno (UFPE) participam da roda de diálogo “O indigenismo na UFPE: 40 anos do NEI”. O evento ocorre no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade. As inscrições podem ser realizadas por este formulário, acessível também por QR code.

“Criado na década de 1980, o NEI-UFPE insere-se em um contexto de explosão de estudos sobre línguas indígenas brasileiras que teve como catalisador a influência do professor Aryon Rodrigues na formação de mestres e doutores especialistas em línguas indígenas. Entre esses orientandos, a professora Adair Pimentel Palácio foi responsável por fundar o NEI”, contextualizam os organizadores do evento, que conta com mediação de Lígia Cabral, graduanda do curso de Letras da UFPE.

No texto de apresentação do debate, a organização continua: “Nos anos seguintes, a professora Stella Telles, orientanda de Adair, constrói suas pesquisas nas áreas de Línguas Indígenas e Fonologia dentro do NEI. Ao mesmo tempo que se consolida como referência em sua área, a professora Stella acompanha a caminhada do núcleo em tornar-se um centro de pesquisa em línguas indígenas brasileiras com importância nacional. Para compor a roda de diálogo, convidamos a professora Katia Nepomuceno, que teve sua jornada marcada pelo NEI, tendo sido orientanda de Stella no mestrado.”

A série de eventos Vozes Indígenas é ligada ao projeto de extensão Para conhecer e valorizar as línguas indígenas brasileiras, coordenado pela professora Maria Luisa Freitas.

Data da última modificação: 17/10/2022, 14:09