Terceira edição do Conic Virtual UFPE ocorre de 8 a 11 de março

Programas somam mais de 1.200 projetos, desenvolvidos entre setembro de 2020 e agosto de 2021

A terceira edição do Congresso Virtual de Iniciação Científica da UFPE (III Conic Virtual UFPE) será realizada de 8 a 11 de março. O evento reúne fração representativa dos resultados de trabalhos da edições 2020-2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Os programas somam mais de 1.200 projetos, desenvolvidos entre setembro de 2020 e agosto de 2021, por estudantes da graduação dos três campi da Universidade.

Estudantes da UFPE, membros de outras comunidades acadêmicas e o público em geral podem se inscrever até as 15h30 do próximo dia 8, via formulário on-line, como participantes ouvintes. Será concedido certificado de participação.

Cerca de 30% de todos os trabalhos relacionados a esta edição do Conic Virtual UFPE, o que corresponde a aproximadamente 400 apresentações, estarão presentes na programação do evento, a exemplo de trabalhos nas áreas de Saúde, Exatas, Biológicas, Agrárias, Humanas, Linguística, Letras e Artes, Sociais Aplicadas e Engenharias. Todos os trabalhos representam os resultados dos projetos que foram desenvolvidos ao longo de um ano e serão apresentados em sessões orais em salas virtuais abertas ao público.

Os vídeos das apresentações foram gravados anteriormente pelos estudantes e escolhidos mediante avaliação do comitê científico do III Conic, composto por discentes de diferentes programas de pós-graduação da UFPE. Após a apresentação do vídeo de sua pesquisa, cada estudante será arguido e os resultados serão discutidos com membros avaliadores e tendo a presença de seus orientadores (ou representantes assinalados). Todos os vídeos que receberam anuência para tal ficarão disponíveis para serem assistidos na página do programa.

A programação do evento contará ainda com palestra a ser ministrada pelo pesquisador associado em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz Wilson Couto Borges, também professor do Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. A experiência de Couto como incentivador da ciência no campo da comunicação no Brasil poderá ser conferida on-line, às 16h do dia 8 de março, pelo site canal da UFPE no YouTube.

As apresentações acontecem sempre das 9h às 13h (manhã) e das 14h às 18h (tarde), distribuídas em cinco salas. No dia 9, haverá as apresentações de Saúde + Biológicas (Pibic + Pibic-EM); no dia 10, as apresentações de Exatas, Engenharias e Agrárias (Pibic + Pibic-EM + Pibiti); e no dia 11, as apresentações de Letras, Linguística & Artes, Humanas e Ciências Sociais (Pibic + Pibic-EM).

Data da última modificação: 25/02/2022, 21:05